Nacional

Girafa morre no zoo de Lisboa após visitante desrespeitar regras

Jornal Noticias

Uma girafa do Jardim Zoológico de Lisboa morreu, no sábado, depois de ter caído a um fosso. O incidente ocorreu depois de um visitante ter infringido as regras de segurança e ter chamado o animal para comer.

O visitante, que já foi identificado pela PSP, não respeitou a indicação para não alimentar os animais. A girafa-de-angola com 11 anos e cinco meses aproximou-se da borda e caiu ao fosso, não resistindo aos ferimentos.

“Isto aconteceu ao lado da placa a pedir para não alimentar os animais”, disse, ao jornal “Público”, Inês Carvalho, do Jardim Zoológico de Lisboa. A girafa que morreu já tinha sido notícia. Em novembro, de 2017, deu à luz uma cria.

O parto do animal foi mesmo partilhado pelo zoo de Lisboa no YouTube, num vídeo que teve quase 10 mil visualizações.

A responsável, em declarações ao mesmo jornal, explicou que depois da queda, “vedou-se a zona e encerrou-se o teleférico”. Para além da pessoa identificada, por ter “provocado o animal”, foram identificadas mais duas testemunhas.

As girafas-de-angola estão apenas presentes em três jardins zoológicos da Europa. Para além de Lisboa, há exemplares em Dortmund, na Alemanha, e em Utrech, na Holanda. Trata-se uma espécie vulnerável e que regista uma diminuição da população nos habitats naturais, principalmente no Botswana e Namíbia.

“É uma situação muito triste, por todos os motivos”, lamentou a responsável. O zoo de Lisboa está a desenvolver um processo de averiguação interno na sequência do incidente.

Origem
JN
Mostrar Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo