Sociedade

Diferenças entre banana verde e madura: Qual é a mais saudável?

Diferenças entre banana verde e madura: Qual é a mais saudável?

Uma banana verde não tem o mesmo sabor do que uma madura. E, seja de que cor for, é uma das frutas mais castigadas pelos mitos alimentares. Diz-se, entre outras coisas, que é muito calórica e fornece uma grande quantidade de açúcar, por isso é retirada das dietas de emagrecimento.

Como diz a nutricionista Ana Núñez à abc, a banana fornece cerca de 94 kcal por 100 gramas, “mas as calorias dos alimentos não são o mais importante nem o que devemos priorizar na hora de escolhê-las”. O importante, de acordo com a especialista, é que a banana “é uma fruta particularmente saciante, rica em fibras e também fornecerá minerais como potássio, magnésio ou fósforo”.

Dito isto, qual é a diferença entre a banana verde e a madura?

A sua composição e benefícios variam de acordo com o seu nível de maturação. “Quando é verde tem mais amido, então a sua digestão é mais lenta. É um prebiótico interessante porque tem amido resistente, por isso será um ótimo alimento para as bactérias”, explica a nutricionista. Por outro lado, quando é amarela, é um alimento rico em fibras e ainda com baixo teor de açúcares. Porém, a especialista comenta que quando estiver mais madura, ou seja, mais castanha, “dará menos fibra e maior concentração de açúcares (o amido vira frutose à medida que a banana amadurece)”.

Origem
Noticias ao minuto
Mostrar Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo