Nacional

Número de inspetores reforçado no Aeroporto de Faro depois de congestionamento no controlo de passageiros

Depois de chegarem cerca de 800 turistas ao aeroporto de Faro, em apenas uma hora na passada quarta-feira, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) teve já de reforçar os inspetores no controlo de passageiros.

Foi divulgada nas redes sociais, na quarta-feira, uma fotografia que mostra o congestionamento nas chegadas do aeroporto de Faro. Ao Jornal de Notícias, fonte do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras confirmou a veracidade da imagem, explicando que “se tratou de uma situação pontual e circunscrita, registada em apenas uma hora, no dia 26 de agosto”. Segundo o SEF, durante esse tempo aterraram oito voos no aeroporto, o que correspondeu a mais de 800 passageiros controlados.https://24.sapo.pt/assets/static/twitter_embed.html?url=https://twitter.com/cristovaonorte/status/1299006794493198337

“Atualmente, o controlo documental de passageiros no Aeroporto de Faro está a funcionar, por determinação da ANA Aeroportos, na chamada ‘zona de inverno’, que não se encontra adequada a receber o exponencial crescimento do número de passageiros, após a abertura do corredor aéreo com o Reino Unido”, adiantou a mesma fonte ao JN.

Depois desta situação, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras garantiu à TSF que o número de inspetores já foi reforçado: desde quinta-feira há mais 12 inspetores naquele aeroporto. A partir da próxima terça-feira, 1 de setembro, há mais um reforço de 10 inspetores.

À Lusa, uma fonte do SEF advertiu que o reforço de meios “não vai servir de nada” se a ANA, a empresa que faz a gestão dos aeroportos portugueses, “não fizer a passagem das chegadas da ‘zona de inverno’ para a ‘zona de verão’, onde existem 10 postos de atendimento, em vez de cinco.

faro1 Número de inspetores reforçado no Aeroporto de Faro depois de congestionamento no controlo de passageiros

A indicação que o SEF tinha “até hoje de manhã da ANA é a de que não tenciona passar o atendimento da ‘zona de inverno’ para a ‘zona de verão'”, acrescentou a mesma fonte.

A Lusa está a tentar obter uma reação da ANA, mas ainda não conseguiu o contacto com a empresa.

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras lembrou que a “zona de inverno” contempla “apenas cinco posições de controlo documental de passageiros na área de chegadas, não tendo a ANA Aeroportos ainda aberto a ‘zona de verão'”, com “10 posições de controlo que permitiriam garantir maior celeridade no controlo de fronteira”.

(Notícia atualizada às 12h07)

Origem
Sapo24
Mostrar Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo