Nacional

Polícia e cinco moradores feridos em desacatos no Bairro da Jamaica

Um agente da PSP e cinco civis ficaram feridos sem gravidade, esta manhã, em confrontos entre as autoridades e alguns moradores do Bairro da Jamaica, no Seixal. Diretor Nacional da PSP determinou abertura de inquérito interno.

Tudo começou pelas 7.30 horas deste domingo, quando a PSP foi chamada ao Bairro da Jamaica para pôr fim a uma situação de agressões entre mulheres, após uma festa que durara toda a noite. Ao chegaram ao local, os agentes terão, no entanto, sido recebidos à pedrada, adiantou ao JN fonte do Comando Distrital de Setúbal de PSP.

Vários polícias terão sido atingidos, com um deles a necessitar de receber tratamento hospitalar após ser atingido na boca. Os restantes, acrescenta ao JN a mesma fonte, ficaram com algumas nódoas negras.

VIOLÊNCIA ENTRE POLÍCIA E MORADORES NO BAIRRO DA JAMAICA

image Polícia e cinco moradores feridos em desacatos no Bairro da Jamaica

VÍDEO

Terá sido na sequência deste confronto que a PSP decidiu deter um dos envolvidos, o que contou com a oposição dos seus familiares. “O suspeito do arremesso da pedra contra o elemento policial foi detido, tendo reagido de forma violenta à ação policial, assim como outros indivíduos do bairro, que tentaram, através do arremesso de vários objetos e de ações físicas agressivas, impedir que a Polícia exercesse a sua autoridade e consumasse a detenção”, precisa, em comunicado, a Direção Nacional da PSP.

Será a partir daqui que, segundo a mesma fonte do Comando Distrital de Setúbal, os acontecimentos ficaram registados em vídeo, sucedendo-se, nas redes sociais, as acusações de violência policial “gratuita” e “excessiva”.

Nas gravações, são ainda audíveis acusações de racismo, ao mesmo tempo que se vê alguns agentes a agredir alguns moradores aparentemente sem justificação. O jovem que terá atingido o polícia com uma pedra acabou por ser o único detido.

Ao JN, fonte dos Bombeiros de Seixal disse terem sido transportadas seis pessoas – um agente da PSP e cinco civis – para o Hospital Garcia da Orta, em Almada, todos com ferimentos ligeiros. A Direção Nacional da PSP contabiliza, por sua vez, dois polícias e um civil feridos.

Contrapõe ainda que, face à sucessão de acontecimentos, os agentes presentes no Bairro da Jamaica “tiveram de usar a força estritamente necessária para pôr cobro às agressões de que estavam a ser alvo, para repor a ordem a pública e, ao mesmo tempo, para consumar a detenção do suspeito de agressão ao polícia”.

Salienta, no entanto, que “a intervenção policial e todas as circunstâncias que a rodearam irão ser alvo de uma averiguação interna, tendo o Diretor Nacional da PSP determinado, na presente data [20 de janeiro], a instauração de um processo de inquérito que correrá os seus trâmites na Inspeção Nacional da Polícia de Segurança Pública, sem prejuízo de outras averiguações que venham a ser instauradas por outras entidades competentes”.

No Twitter, a deputada do Bloco de Esquerda Joana Mortágua já informou que o partido irá “exigir responsabilidades”.

xT4n1Jh7_normal Polícia e cinco moradores feridos em desacatos no Bairro da Jamaica

Joana Mortágua@JoanaMortagua

São 4 minutos de violência policial no bairro da Jamaica. Podem ir começando a pensar em desculpas mas não há explicação para isto. O Bloco vai exigir responsabilidades. https://www.facebook.com/100003335619116/posts/2046648348789666/ …702:49 PM – Jan 20, 2019 · Almada, PortugalTwitter Ads info and privacyAntónio Brito GuterresEsta violência gratuita da PSP aconteceu hoje no Bairro da Jamaica no Fogueteiro, Seixal. Há muitos feridos, um deles na esquadra da Cruz de Pau. Acho que não preciso de mais palavras…é só ver. 4…facebook.com85 people are talking about this

Posteriormente, uma das mulheres envolvidas na situação inicial apresentou uma denúncia contra as alegadas agressoras.

Origem
JN
Mostrar Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo