Sociedade

Bifanas de Vendas Novas vão ter “três dias de feira”

As famosas bifanas de Vendas Novas, no distrito de Évora, vão ter "três dias de feira", este mês, numa iniciativa do município para promover o produto gastronómico mais genuíno da cidade e a economia local.

A segunda Feira da Bifana de Vendas Novas, cujo programa foi hoje divulgado pela câmara municipal, vai decorrer entre os dias 17 e 19 deste mês, no Parque de Feiras e Mercados da cidade, com a participação de oito estabelecimentos detentores da marca.

“Com o superar de expectativas” em relação à primeira edição do certame, realizada no ano passado, “não podíamos ficar de braços cruzados”, afirmou o presidente da Câmara de Vendas Novas, Luís Dias, em declarações à agência Lusa.

O autarca assinalou que a primeiro edição foi apresentada como “um projeto piloto” e que a adesão “foi surpreendente”, considerando necessário “dar continuidade” à feira e ao “trabalho já iniciado para uma estratégia para a valorização do produto e de afirmação de Vendas Novas como Capital da Bifana”.

“É uma feira de valorização de um produto gastronómico que tem uma importância económica muito grande para o concelho e, até, do ponto de vista turístico”, porque “muitas pessoas vêm de propósito para degustar as nossas bifanas”, realçou.

Luís Dias indicou que, desde 2016, estão a crescer as vendas de bifanas nos cafés e restaurantes do concelho, referindo que a estimativa do município referente a 2017 aponta para “3.400 bifanas” vendidas diariamente.

“As bifanas não são apenas uma moda passageira, são um produto que já tem muitos anos de história no concelho e que está ligado à nossa própria historia, porque Vendas Novas sempre foi um território de passagens”, notou.

Além das bifanas, a feira inclui um programa cultural, com cante alentejano, fanfarras, grupos de percussão, sevilhanas, bailes e, como novidade, a realização do concurso “O Rei da Bifana”, que vai premiar quem conseguir comer mais bifanas.

A iniciativa, que tem entrada gratuita, conta com a parceria da Entidade Regional do Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo e o apoio de várias entidades.

O evento coincide com a tradicional feira de maio, em Vendas Novas, que anualmente recebe cerca de uma centena de feirantes e milhares de visitantes.

As Bifanas de Vendas Novas, que começaram por ser confecionadas há mais de 30 anos num café junto à Estrada Nacional 4 (EN4), que atravessa a cidade, são conhecidas por todo o país e são marca registada desde 2011.

Origem
SAPO24
Mostrar Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo