Política

Venezuela: Portugal vai reconhecer Juan Guaidó como presidente interino ao meio dia

Augusto Santos Silva, dá uma conferência de imprensa para “explicar a posição portuguesa de reconhecimento de Juan Guaidó como presidente encarregado de convocar eleições livres e justas na Venezuela”, de acordo com a informação divulgada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros.

O Governo português vai reconhecer Juan Guaidó como legítimo presidente da Venezuela ao meio dia desta segunda-feira, dia 4 de fevereiro. Portugal junta-se, assim, a vários países europeus que reconheceram esta manhã a legitimidade do líder da oposição venezuelana.

“O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, dá uma conferência de imprensa, hoje, às 12 horas, para explicar a posição portuguesa de reconhecimento de Juan Guaidó como presidente encarregado de convocar eleições livres e justas na Venezuela”, segundo um comunicado divulgado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros.

A Espanha, a França, o Reino Unido, Dinamarca, Áustria e a Suécia já anunciaram esta segunda-feira que reconhecem Juan Gerardo Guaidó Márquez como presidente interino da Venezuela. A decisão dos quatro governos surge depois de o ainda governante Nicolás Maduro ter recusado o ultimato europeu para convocar eleições. Findo o prazo dado pela União Europeia para a marcação de eleições presidenciais, estes países europeus avançaram com o apoio ao seu principal adversário.

Origem
Jornal Economico
Mostrar Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo