Nacional

Sociedade Portuguesa de Matemática diz que exame é inadequado

Jornal Noticias

A Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) considera que o exame do 12.º ano realizado esta segunda-feira não salvaguardou os interesses dos alunos. Diz que eram necessárias duas provas: uma sobre o programa em vigor, outra para os alunos que estudaram pelo programa anterior a 2014.

O parecer ao exame de Matemática A, realizado por 44.707 alunos, é muito crítico. Em comunicado, a SPM sublinha que os alunos foram “confrontados com uma prova que não traduz fielmente o trabalho realizado durante os três anos do Ensino Secundário”.

O documento diz ainda que a prova “se mostrou claramente inadequada”, até em termos de correção, por “não se saber a que programa esteve sujeito o aluno para se poder aferir da correção de uma dada resposta”, e lembra que tinha alertado anteriormente o Instituto de Avaliação Educativa (IAVE) para este problema.

“No geral, esta prova não se adequa a nenhum dos dois programas nem tão pouco coloca todos os alunos em pé de igualdade”, prossegue esta entidade, lamentando que se tenha criado “uma situação de incerteza e potencial injustiça em relação ao acesso ao Ensino Superior”.

Origem
JN
Mostrar Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo