Nacional

Temperaturas altas, aguaceiros e trovoada: Portugal em clima tropical

Jornal Noticias

Quase todas as regiões do país apresentam, esta terça-feira, um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, todas as regiões do país apresentam hoje risco muito elevado, com exceção das ilhas do Porto Santo (arquipélago da Madeira) e ilha das Flores (Açores), que estão com níveis moderados.

Para as regiões com risco muito elevado e elevado, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre 1 e 2, em que o risco de exposição à radiação UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo).

O IPMA prevê para hoje na região norte do continente céu pouco nublado ou limpo, vento fraco, sendo temporariamente moderado do quadrante leste até final da manhã e soprando moderado a forte do quadrante leste nas terras altas até meio da manhã.

Está também prevista uma pequena descida da temperatura máxima no litoral.

Nas regiões Centro e Sul prevê-se céu pouco nublado, apresentando-se geralmente muito nublado na costa sul do Algarve até meio da manhã.

A partir da tarde, prevê-se um aumento temporário de nebulosidade, em especial nas regiões do interior, com condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoada.

A previsão aponta também para vento fraco a moderado do quadrante sul, sendo do quadrante leste na região Centro até meio da manhã, e soprando moderado a forte nas terras altas.

O IPMA prevê uma pequena subida da temperatura mínima no litoral da região Centro e descida da mínima no interior Centro e na região Sul.

Está ainda prevista uma descida da temperatura máxima no litoral Centro e na região Sul.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 14 graus Celsius (em Bragança) e os 21 (em Castelo Branco e Portalegre) e as máximas entre os 26 graus (em Faro) e os 36 (em Santarém).

Na Madeira prevê-se céu geralmente muito nublado, com abertas nas vertentes sul, possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos até final da manhã nas vertentes norte e terras altas e vento fraco a moderado do quadrante norte.

No Funchal, as temperaturas vão oscilar entre os 20 e os 23 graus.

Para o grupo ocidental (Flores e Corvo) dos Açores prevê-se períodos de céu muito nublado, tornando-se encoberto, chuva fraca ou chuvisco, condições favoráveis à formação de neblinas e vento sudoeste moderado a fresco com rajadas até 50 quilómetros por hora, tornando-se oeste bonançoso para o final do dia.

No grupo central (S. Jorge, Terceira, Pico, Faial e Graciosa) prevê-se períodos de céu muito nublado com boas abertas, aumentando de nebulosidade ao longo da tarde e vento fraco a bonançoso de sul, rodando para sudoeste.

O IPMA prevê ainda para o grupo oriental (Santa Maria e S. Miguel) períodos de céu muito nublado com boas abertas e vento fraco, sendo nordeste bonançoso na ilha de Santa Maria.

Em Santa Cruz das Flores as temperaturas vão variar entre os 20 e os 26 graus, na Horta e em Ponta Delgada entre os 20 e os 25, em Angra do Heroísmo entre os 20 e os 24 graus.

Origem
JN
Mostrar Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo