Nacional

Tempo. Por que razão está a chover tanto?

Jornal i

Prepare-se: está prevista chuva para o fim de semana

Más notícias para quem estava a pensar ir à praia no fim de semana: a chuva veio para ficar… Pelo menos até ao início da próxima semana.

Segundo declarações de Ângela Lourenço, especialista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), à agência Lusa, “é normal chover no verão”, mas a persistência com que está a ocorrer este ano é que é menos comum.

“Se pensarmos no dia isoladamente é uma situação normal. As pessoas falam muito das trovoadas e da chuva, mas é uma situação típica de verão. Aqui o que talvez possa não ser tão comum é a persistência, a sequência de dias em que estas condições meteorológicas se repetem poderá não ser tão comum acontecer”, explicou.

E por que razão está a chover tanto? “Está relacionado com o facto de o anticiclone dos Açores se encontrar muito para oeste permitindo que as regiões depressionárias, aquelas que poderão dar ocorrência de precipitação, estejam mais nas latitudes de Portugal continental e na Península Ibérica. É uma situação que pode acontecer no verão e acontece com alguma frequência, mas a persistência é que não é tão comum”, refere a especialista do IPMA.

Durante a tarde de hoje, está prevista a ocorrência de trovoadas e granizo e rajadas fortes, principalmente nas regiões mais a norte. “Por causa desta situação, o IPMA emitiu aviso amarelo para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real e Bragança [até às 21h00 de hoje]. Nestes distritos e nas regiões interiores, mais montanhosas, mais nas serras e até junto à fronteira com Espanha podem desenvolver-se trovoadas mais severas”, diz Ângela Lourenço à Lusa.

O tempo vai piorar no domingo, estando prevista a ocorrência de aguaceiros e trovoada em todo o território.

Origem
Jornal i
Mostrar Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo