Nacional

Tens 18 anos e queres fazer um Interrail grátis este verão? Inscrições arrancam hoje

Para se poderem candidatar, os jovens têm de ter nascido entre 2 de julho de 2000 e 1 de julho de 2001.

Se tens 18 anos, estás disponível para viajar durante cerca de um mês e tens curiosidade em conhecer a Europa esta iniciativa é para ti. A Comissão Europeia vai oferecer passes de Interrail a milhares de jovens com 18 anos, no âmbito do programa “DiscoverEU” (“Descobrir a União Europeia”). Depois da iniciativa lançada no ano passado, Bruxelas vai voltar a dar oportunidade aos jovens europeus de agarrarem na mochila, com mais um concurso. Os jovens interessados podem candidatar-se até ao próximo dia 16 de maio.

No âmbito desta iniciativa da União Europeia (EU), os jovens poderão viajar a título individual ou enquanto parte de um grupo constituído, no máximo, por cinco pessoas. Podem entrar em contacto com outros participantes e juntar-se a eles para fazer uma parte ou toda a viagem. O grupo DiscoverEU no Facebook é uma boa plataforma para isso. Regra geral, os participantes viajarão de comboio. No entanto, a fim de assegurar um amplo acesso em todo o continente, os participantes podem, em casos especiais, utilizar modos de transporte alternativos, tais como o autocarro ou o ferry, ou, excecionalmente, o avião.

Para poderes participar, tens de ter nascido entre 2 de julho de 2000 (inclusive) e 1 de julho de 2001 (inclusive), ter a nacionalidade de um dos Estados-Membros da União Europeia no momento da decisão de atribuição dos passes de viagem e indicar o número do cartão de cidadão ou do passaporte no formulário de candidatura em linha. Tudo o que tens de fazer é responder a uma série de perguntas, incluindo uma pergunta de desempate. Se fores selecionada ou selecionado, poderás fazer uma viagem com a duração mínima de um dia e máxima de 30 dias, que deverá decorrer entre 1 de agosto de 2019 e 31 de janeiro de 2020. Já na viagem, deverás partilhar histórias nas redes sociais, com a hashtag #discoverEU.

  • Calendário
Data de início do período de inscrição2 de maio de 2019 (12h00 – hora de verão da Europa Central)
Data final do período de inscrição16 de maio de 2019 (12h00 – hora de verão da Europa Central)
Comité de avaliaçãofim de maio de 2019
Comunicação da decisão de atribuição dos bilhetesmeados de junho de 2019
Primeira data de partida1 de agosto de 2019
Última data de regresso31 de janeiro de 2020
  • Para mais informações consulta este link
Origem
Jornal Economico
Mostrar Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo