Nacional

BE e PSD estimam que são precisos mais de 5.000 profissionais de saúde para as 35 horas

PSD e Bloco de Esquerda estimam que seja preciso contratar mais de 5.000 novos profissionais de saúde para cobrir as necessidades da passagem às 35 horas de trabalho, considerando claramente insuficiente a contratação de 2.000 trabalhadores.

O deputado do Bloco de Esquerda Moisés Ferreira prevê mesmo que o Governo devia contratar entre cinco a seis mil profissionais de saúde para garantir o funcionamento dos serviços com a passagem dos trabalhadores da saúde das 40 para as 35 horas semanais a 1 de julho.

Na audição em comissão parlamentar de Saúde, o ministro Adalberto Campos Ferreira repetiu dados que tem revelado nas últimas semanas: serão contratados mais 2.000 profissionais a partir deste mês e foram contratados até final de maio 1.600 já a contar com as 35 horas de trabalho semanais.

“Não são necessários 2.000 profissionais apenas. São necessários entre 5.000 a 6.000 profissionais para garantir o funcionamento dos serviços. Não é uma reivindicação dos sindicatos, é a necessidade dos serviços”, afirmou Moisés Ferreira, em interpelação ao ministro da Saúde.

O Bloco de Esquerda considerou ainda que o Ministério da Saúde está a aplicar as 35 horas de trabalho semanais, mas a fazer depois com que os profissionais trabalhem muitas horas suplementares, que muitas vezes não são pagas, indo para uma bolsa de horas.

Também o PSD, pela voz do deputado Ricardo Batista Leite, estoma que sejam necessários pelo menos 2.000 enfermeiros e 3.000 outros trabalhadores “para colmatar as necessidades básicas das 35 horas”.

A deputada do PCP Carla Cruz também considerou insuficiente a contratação de dois mil novos profissionais e pediu ao ministro para esclarecer quantos profissionais pretende contratar na anunciada segunda fase de contratações, a partir de outubro.

Origem
Sapo
Mostrar Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo