Negócios

Dona da Zara começou hoje a reabrir lojas em Portugal

O grupo Inditex, dono da Zara, Stradivarius e, entre outras marcas, Massimo Dutti, reabriu esta quinta-feira algumas lojas em Portugal, ao que apurou o “Observador”.

O grupo Inditex, dono da Zara, Stradivarius e, entre outras marcas, Massimo Dutti, reabriu esta quinta-feira algumas lojas em Portugal, ao que apurou o “Observador”.

A cadeia espanhola terá reabertura, segundo o jornal, cinco lojas de rua em Portugal Continental, todas elas com uma área até 200 metros quadrados, cumprindo as indicações do Governo para o início da reabertura das actividades económicas. Todos os espaços estão inseridos na área permitida pelo Governo: duas na zona da Baixa/Chiado, em Lisboa — uma Bershka e uma Stradivarius –, assim como uma Zara Kids em Barcelos, exclusivamente dedicada a roupa de criança. Soube o “Observador” que todas as lojas encontram-se a funcionar com horários reduzidos.

Na Madeira, foram reabertas todas as superfícies, uma vez que o Governo Regional autorizou um regresso mais rápido à «normalidade», ao permitir que possam reabrir estabelecimentos de qualquer dimensão.

Recorde-se que o grupo Inditex encerrou todas as lojas em Portugal (cerca de 350) no passado dia 18 de Março. O grupo prepara agora, de acordo com o jornal, várias reaberturas já a partir de 18 de Maio, que inclui as lojas de rua até 400 metros quadrados.

Portugal contabiliza já 26.715 infectados por Covid-19 (mais 533 do que na quarta-feira) e 1.105 mortes associadas à doença (+16), segundo o boletim epidemiológico divulgado hoje pela Direção Geral da Saúde.

O país está desde domingo em situação de calamidade, depois de três períodos consecutivos em estado de emergência, que começou a 19 de Março. Esta nova fase de combate à Covid-19 prevê o confinamento obrigatório para pessoas doentes e em vigilância activa, o dever geral de recolhimento domiciliário e o uso obrigatório de máscaras em transportes públicos, serviços de atendimento ao público, escolas e estabelecimentos comerciais.

A pandemia de Covid-19 já provocou mais de 263 mil mortos e infectou acima de 3,7 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo um balanço da agências de notícias “France-Press”, a partir de dados oficiais. Pelo menos 1.179.700 pessoas foram consideradas curadas pelas autoridades de saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detectado no final de Dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Para combater a pandemia, os governos mandaram para casa 4,5 mil milhões de pessoas (mais de metade da população do planeta), encerraram o comércio não essencial e reduziram drasticamente o tráfego aéreo, paralisando sectores inteiros da economia mundial. Face a uma diminuição de novos doentes em cuidados intensivos e de contágios, alguns países começaram a desenvolver planos de redução do confinamento e em alguns casos a aliviar diversas medidas.

Origem
Executive Digest
Mostrar Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo