Negócios

Guia para comprar um carro elétrico

Jornal i

Está a pensar comprar um carro elétrico? Então tenha atenção a estes pontos

O que deve ter em conta

– Para quem tem preocupações com o ambiente, adquirir um carro elétrico é, por si só, uma mais-valia, já que não emite dióxido de carbono (CO2). A eficiência de um motor a combustão ronda os 40%, enquanto um motor elétrico chega aos 90%. Mas há outros fatores que podem levar a esta compra: os custos de manutenção de um carro elétrico são mais reduzidos do que num veículo convencional, uma vez que não usam correias, óleos de motor ou filtros. Também permitem uma redução em impostos, pois estão isentos de imposto sobre veículos aquando da sua aquisição e também estão desobrigados do pagamento de imposto de circulação.

– Se residir na cidade de Lisboa poderá estacionar gratuitamente em todos os lugares que estejam regulados pela EMEL, sem precisar de tirar um ticket. Basta comprar um selo verde da EMEL e colocá-lo na parte interior do carro junto ao vidro. Custa 12 euros e é válido durante um ano.

Custo de aquisição

– Em comparação com os carros convencionais, os elétricos ainda apresentam um custo elevado visto não serem produzidos em grande escala. Oque encarece a produção são essencialmente as baterias. Além disso, apresentam uma autonomia relativamente reduzida, estando dependentes dos postos de carregamento.

Durabilidade

– É muito semelhante à dos automóveis de combustível líquido. No entanto, o motor poderá ter uma durabilidade superior a um motor de combustão uma vez que apresenta menos desgaste e menor necessidade de manutenção e lubrificação. Mas a bateria poderá ter uma vida mais limitada dependendo da tecnologia utilizada, da utilização e das condições de armazenamento. As baterias podem ainda ser afetadas pelas temperaturas extremas, os carregamentos em excesso e as descargas completas.

Origem
Jornal i
Mostrar Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo