Negócios

Huawei. Diretora financeira detida no Canadá, China pede libertação imediata

Wanzhou Meng, de 46 anos, é filha do fundador da Huawei, Ren Zhengfei e é também vice-presidente da administração.

A diretora financeira da empresa Huawei Technologies, Wanzhou Meng, foi detida no Canadá a pedido dos Estados Unidos. A responsável foi detida no sábado depois de Washington ter pedido a sua extradição por supostamente ter violado as sanções impostas pelas autoridades norte-americanas contra o Irão.

A Embaixada da China no Canadá divulgou esta quinta-feira um comunicado no qual pede a libertação imediata e exige que as autoridades norte-americanas e canadianas corrigam o erro imediatamente e devolvam a liberdade a Meng.

“Acompanharemos de perto o desenvolvimento desta questão e tomaremos medidas para proteger resolutamente os legítimos direitos e interesses dos cidadãos chineses”, pode ler-se no comunicado.

Na declaração também se refere que a China “se opõe com firmeza e protesta com energia” à detenção “que prejudicou gravemente os direitos humanos da vítima”.

As autoridades canadianas anunciaram na quarta-feira que detiveram a diretora financeira da chinesa Huawei Technologies, que agora enfrenta uma possível extradição para os Estados Unidos.

Wanzhou Meng, de 46 anos, é filha do fundador da Huawei, Ren Zhengfei e é também vice-presidente da administração.

Origem
Jornal i
Mostrar Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo