Mundo

Turquia afirma que controla totalmente cidade síria de Afrin

O presidente da Turquia garante que a cidade síria de Afrin já está “inteiramente sob controlo”. Erdogan revelou que, este domingo de manhã, foram erguidas bandeiras turcas, na região que estava dominada pelas forças curdas.

“As Forças Sírias Livres, que são apoiadas pelas forças armadas turcas, tomaram o controlo total do centro de Afrin esta manhã às 8h30”, anunciou o presidente turco. Erdogan acrescentou que ainda estão em curso operação de desminagem em Afrin, principal cidade da região que tem o mesmo nome.

A cidade de Afrin era o principal objetivo da ofensiva lançada a 20 de janeiro pela Turquia contra a milícia curda do YPG. Ancara considera que esta milícia é uma organização terrorista. No entanto, estes combatentes têm sido apoiados e armados pelos Estados Unidos para combater o autoproclamado Estado Islâmico.

A ofensiva turca foi lançada há cerca de dois meses. Ancara estava contra o fortalecimento curdo junto à fronteira e contrariou a vontade dos Estados Unidos, que tinha apoiado os curdos na luta contra os radicais islâmicos.

Os combates levaram à saída de 150 mil pessoas de Afrin, só nos últimos dias. Mil e quinhentos combatentes curdos morreram em dois meses de ofensiva turca.

Origem
RTP
Mostrar Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo