Mundo

FBI preocupado com bombista em série em Austin

Jornal de Noticias

A bomba que explodiu domingo em Austin, Texas, estava ligada a um detonador por um fio quase invisível, revelaram as autoridades. Foi a quarta explosão este mês.

Segundo a polícia e agentes federais, o pacote com explosivos estava ligado a um detonador, cujo fio, praticamente invisível, se estendia pela rua. A explosão causou dois feridos.

As autoridades referem que esta descoberta mostra “um nível de sofisticação mais elevado” do que tinham observado antes e demonstra que os ataques são aleatórios, em vez de atacarem alguém em particular. No mesmo sentido, um familiar relatou que uma das vítimas de uma das explosões foi atingida com pregos.

No total, este mês registaram-se quatro explosões em bairros suburbanos de Austin, capital do Texas, causando a morte de duas pessoas e quatro feridos.

No ataque deste domingo à noite, dois homens, com cerca de 20 anos, foram atingidos quando estavam a caminhar, sofrendo ferimentos graves e mantêm-se no hospital, em situação estável.

Nos ataques anteriores, os explosivos foram deixados dentro de pacotes à porta das casas das vítimas.

A descoberta do detonador na mais recente explosão fez aumentar o medo em Austin, uma cidade conhecida pela sua atitude descontraída.

As autoridades têm insistido nos avisos para que a população não mexa em pacotes desconhecidos e também alertou agora para que as pessoas tenham atenção a quaisquer objetos deixados em locais públicos, em particular com fios visíveis.

“Estamos muito preocupados que, com detonadores, uma criança possa estar a caminhar no passeio e toque em algo”, disse um responsável do FBI, Christopher Combs.

As autoridades estão a investigar uma série de possíveis motivos, incluindo terrorismo doméstico ou crime de ódio.

O caso está a ser investigado pela polícia local e estatal e centenas de agentes federais, existindo uma recompensa de 115 mil dólares (93 mil euros) para informação que conduza à detenção do autor dos ataques.

“Estamos claramente a lidar com o que acreditamos ser um bombista em série, neste momento”, referiu o chefe da polícia de Austin, Brian Manley, que apontou semelhanças entre as quatro explosões, mas sem identificar quais para não prejudicar as investigações.

Nos primeiros três ataques, no leste da cidade, as vítimas eram negras ou hispânicas, enquanto no mais recente, no oeste, ambos os feridos são brancos.

Estas diferenças dificultam a identificação de um possível padrão, fazendo aumentar os receios entre os cidadãos.

Origem
JN
Mostrar Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo