Mundo

Israel impedirá os seus inimigos de obterem a arma atómica, diz primeiro-ministro

Observador

O primeiro-ministro israelita disse que o Governo vai continuar a “impedir os inimigos de obterem” a arma atómica, mensagem reforçada pelo ministro encarregado dos serviços de informação.

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu reafirmou esta quarta-feira a determinação de Israel em impedir os seus “inimigos” de obterem a arma atómica, algumas horas depois de o Estado hebreu ter reconhecido um ataque aéreo em 2007 contra um “reator nuclear” na Síria.

O governo israelita, o exército israelita “e a Mossad (serviços secretos) impediram a Síria de desenvolver uma capacidade nuclear e merecem todo o crédito”, declarou Netanyahu na rede social Twitter. “A posição israelita foi e continua a ser: impedir os nossos inimigos de obterem” a arma atómica, adiantou.

Esta foi a primeira reação de Netanyahu sobre o reconhecimento por Israel do ataque aéreo contra o complexo de Al-Kibar, na província síria de Deir Ezzor (leste), na noite de 5 para 6 de setembro de 2007, embora não houvesse dúvidas de que o Estado judeu estava por trás dele.

O reconhecimento coincide com a multiplicação de alertas por parte de Israel contra o reforço da presença militar iraniana na Síria em guerra e apelos para que seja corrigido ou anulado o acordo entre as grandes potências ocidentais e Teerão sobre o programa nuclear da República Islâmica. Netanyahu não mencionou o Irão na sua mensagem no Twitter.

Antes, o ministro da Defesa israelita, Avigdor Lieberman, tinha afirmado: “O poder do nosso exército, da nossa aviação e das nossas capacidades de informações reforçou-se bastante face a 2007. Todos no Médio Oriente têm interesse em ter em conta essa equação”.

Igualmente numa mensagem no Twitter, o ministro encarregado dos serviços de informações, Yisrael Katz, advertiu: “Israel nunca permitirá que a arma atómica caia nas mãos daqueles que ameaçam a sua existência: ontem a Síria, hoje o Irão”.

The courageous decision of the Israeli government almost 11 years ago to destroy the nuclear reactor in Syria and the successful operation following it sends a clear message:
Israel will never allow nuclear weapons to countries like Iran who threaten its existence.

A possibilidade de um ataque israelita contra instalações nucleares iranianas tem sido objeto de intensa especulação. Em 1981 e apesar da oposição de Washington, Israel bombardeou um reator nuclear iraquiano em Osirak. Um técnico francês foi morto no ataque aéreo.

Origem
Observador
Mostrar Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo