Política

Adesão à greve de técnicos de diagnóstico ronda os 85% no Centro

Jornal Noticias

A adesão à greve dos técnicos de diagnóstico e terapêutica ronda os 85% no Centro do país, com vários serviços encerrados e outros em serviços mínimos em hospitais da região, segundo fonte sindical.

A média da adesão à greve na região Centro situa-se nos 85%, disse à agência Lusa Fernando Zorro, vice-presidente do Sindicato Nacional dos Técnicos Superiores de Saúde das Áreas de Diagnóstico e Terapêutica, avisando que os dados são conservadores.

No Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra há serviços, como radiologia ou análises clínicas, com adesão superior a 90%, onde estão a ser cumpridos “praticamente apenas os serviços mínimos”.

Em toda a região Centro, há vários serviços “fechados – aqueles que não têm de cumprir serviços mínimos – e outros estão apenas com os serviços mínimos, como é o caso de radiologia, farmácia ou análises clínicas”, salientou, realçando que há vários serviços com adesão a 100%.

No Hospital de Leiria “só há praticamente serviços mínimos”, já na Guarda a adesão ronda os 80%, acrescentou.

O panorama, referiu, “é transversal” a todos os hospitais da região.

Os dados vão ao encontro da adesão sentida na última greve, a 22 de junho, onde a média de adesão foi também de 85%.

“Isto deve-se à grande insatisfação dos profissionais”, vincou Fernando Zorro.

Também a secretária-geral do Sindicato dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica, Dina Carvalho, fala de uma grande adesão na região Centro, apontando para uma média de 90%.

“Nas últimas greves, tem rondado perto dos 100% porque a revolta destes trabalhadores é muita”, explicou.

Os quatro sindicatos que convocam a paralisação nacional de hoje exigem uma tabela salarial que respeite as suas habilitações profissionais e ainda outras matérias que respeitam às transições para nova carreira e ao sistema de avaliação, bem como à contagem do tempo de serviço.

Origem
JN
Mostrar Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo