Nacional

Combustíveis. Preços descem a partir desta segunda-feira

Descida será mais acentuada no gasóleo e deverá atingir 1,5 cêntimos por litro

A partir desta segunda-feira, os preços dos combustíveis vão descer. No entanto, a redução será mais acentuada no gasóleo que deverá descer 1,5 cêntimos por litro, fixando-se nos 1,382 euros. É a maior queda em quase dois anos.

Já o preço da gasolina deverá descer 0,5 cêntimos para os 1,566 euros por litro.

Recorde-se que, a evolução dos custos depende de cada posto de abastecimento, da marca e da zona onde se encontra.

Mas a verdade é que os dados não são animadores. O último relatório de Bruxelas mostra que, depois de impostos, o preço médio da gasolina 95 praticado em Portugal é o quinto mais caro em toda a UE. Já o gasóleo ocupa a 10ª posição entre os países do espaço comunitário. Os mesmos dados mostram que a fiscalidade é o fator que mais pesa nos preços dos combustíveis em Portugal.

Truques

Com os preços dos combustíveis neste patamar, nada melhor do que seguir algumas regras de ouro que podem fazer toda a diferença no momento em que está a abastecer o seu veículo. Além de analisar o valor –  analise as várias ofertas para conseguir abastecer num sítio mais económico – deve escolher a altura certa para o fazer. O ideal é ser de manhã cedo ou à noite, pois são consideradas as melhoras alturas já que a temperatura está mais fresca. Ou seja, o combustível está mais denso e como paga por cada litro de gasolina estará a abastecer mais e a pagar menos.

Por outro lado, controle a velocidade. A explicação é simples: se conduz a alta velocidade o seu carro consome combustível mais rapidamente. Desta forma, opte por conduzir mais devagar para poupar. E tenha a manutenção em dia, pois terá uma performance mais eficaz com consumos menores.

Tenha  também em atenção o uso do ar condicionado – não esteja constantemente a ligar e a desligar o ar, pois isso consome mais combustível – e sempre que possível prefira locais com sombra, uma vez que, estacionar ao sol favorece a evaporação do combustível.

Origem
Jornal i
Mostrar Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo