Tecnologia

Como evitar os danos dos ecrãs nos jovens? Solução não é reduzir o tempo

A melhor forma de reduzir o impacto negativo do uso excessivo de tecnologia pelos jovens é a frequência de atividades extra-curriculares como praticar desporto.

Esta é a conclusão de uma investigação da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica, publicada na revista “International Journal of Environmental Research and Public Health”.

De acordo com o estudo, mais do que reduzir o tempo de ecrã, é importante promover a integração dos jovens em atividades que lhes permitam desenvolver competências socioemocionais.

“O principal resultado obtido indica que a diminuição do impacto negativo percebido pelos jovens dos meios de comunicação eletrónicos (MCE) é mais determinada pela frequência de atividades extracurriculares (ex. praticar desporto, independentemente do tempo que lá estão), do que pelo menor tempo de utilização dos MCE”, explica Luísa Campos, uma das autoras do artigo.

“Mais do que estarmos preocupados em, por exemplo, reduzir o tempo de ecrã, deveríamos centrar-nos na integração dos jovens em atividades que lhes permitam desenvolver competências socioemocionais para, assim, estarem protegidos do possível impacto negativo dos MCE”

A investigadora explica ainda que o artigo dá pistas importantes aos pais e profissionais sobre esse papel protetor que exercem as atividades extracurriculares.

O estudo envolveu 1.413 participantes: 729 jovens entre os 11 e os 17 anos e os seus pais, que estudavam em escolas públicas e privadas de todas as regiões do país.

Leia Também: Inteligência Artificial traz “desafios” aos media mais pequenos e locais

Origem
Noticias ao minuto
Mostrar Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo