Tecnologia

Google Workspace agora é gratuito para todos; veja o que muda

A Google imagina pessoas comuns experimentando a integração de seus serviços para a realização de atividades em equipe. Em exemplos, a companhia sugere que o Workspaces seja usado para promover causas, ajudar em reuniões familiares ou decidir temas para discussão em clubes de livros.

O Google Workspace (antes conhecido como G Suite) tornou-se gratuito para todos os utilizadores esta segunda-feira (dia 14). A experiência integrada do Google que era exclusiva para assinantes foi disponibilizada para contas comuns, oferecendo facilidades interessantes para produtividade e colaboração em projetos através da Conta Google.

Os utilizadores que não viam vantagem na assinatura do Workspace não terão a sua experiência afetada de nenhuma forma. Praticamente, o Gmail continua sendo o mesmo para todos, mas quem utiliza a ferramenta com frequência (principalmente para trabalho) aproveitará a integração do cliente de correio eletrónico com a Agenda, Chat, Meet, Docs, folhas de calculo e Apresentações sem pagar nada.

https://youtube.com/watch?v=Q_ZPBqVF0_8%3Frel%3D0%26hd%3D0

A Google imagina pessoas comuns experimentando a integração dos seus serviços para a realização de atividades em equipa. Veja exemplos, a companhia sugere que o Workspaces seja usado para promover causas, ajudar em reuniões familiares ou decidir temas para discussão em clubes de livros. Tal como na época em que era exclusivamente pago, a porta para as ferramentas colaborativas está no Gmail. A partir dele, basta aceder ao Google Chat para aceder a experiência integrada.

i461967 Google Workspace agora é gratuito para todos; veja o que muda
Os novos “espaços” do Google Chat são as maiores mudanças no Gmail (Imagem: Reprodução/Google)

Depois disso, o utilizador não deve notar mudanças drásticas, contudo, algumas das capacidades do serviço (como mencionar utilizadores em tarefas e apresentar documentos, planilhas ou slides diretamente em videoconferências do Meet) já estarão disponíveis.

Google Chat renovado

Ainda nesse pacote, a Google anunciou que as salas do Chat evoluirão para “Espaços”. Segundo a companhia, a mudança ampliará ferramentas organizacionais para equipes de trabalho e tornará a interface mais flexível para “ajudar equipas e indivíduos” a entenderem tudo que é importante.

Os espaços do Google Chat quase se tornam uma ferramenta completa de comunicação corporativa como o Slack e o Microsoft Teams, mas com a vantagem da ligação íntima ao ecossistema da Gigante das Pesquisas. As adições permitem que contatos colaborem em projetos de forma simplificada e sempre com chats à disposição para fazer comentários.

Novo plano do Workspaces para pequenas empresas

Para ampliar o próprio serviço, a Google também introduziu um novo plano de assinatura, o Workspace Individual. A companhia pretende alcançar os proprietários de pequenos negócios com “capacidades premium” e recursos que não foram incluídos na edição gratuita da integração, como reuniões profissionais mais longas e marcações inteligentes de compromissos no Google Agenda.

A opção de assinatura ainda não está disponível, mas chegará “em breve” para utilizadores dos Estados Unidos. Por lá, o Workspace Individual custará US$ 9,99 ao mês — a novidade foi confirmada para Brasil, Canadá, México, Austrália e Japão, mas o preço ainda não foi confirmado.

Fonte: Google  

Mostrar Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo