Tecnologia

How to TEK: Como gravar rapidamente aplicações e apps em vídeo?

O Windows 10 tem uma ferramenta para gravar gameplays de jogos, mas pode utilizá-la facilmente para registar em vídeo aplicações e ainda adicionar notas de áudio com o microfone.

Muitas vezes queremos fazer uma explicação em vídeo de alguma configuração ou mesmo mostrar como utilizar uma aplicação ou funcionalidade no computador. Apesar das várias ferramentas de videoconferência permitirem mostrar o desktop em tempo real, também é possível fazer pequenos tutoriais, registando em vídeo algumas ações no Windows, sem a necessidade de instalar ferramentas adicionais.

Para aceder ao sistema de gravação de vídeo, deverá ativar a ferramenta premindo simultaneamente a tecla do Windows + G para aparecer a barra de Widgets Xbox Game Bar (a que a Microsoft promete adicionar novidades em breve). Por defeito deverá ter a opção de captura ativa, caso contrário pode aceder à opção no menu colocado ao lado do relógio.

v1HtL2S19a9RFSRqag= How to TEK: Como gravar rapidamente aplicações e apps em vídeo?

Antes de mais há que esclarecer que a ferramenta foi concebida para gravar gameplays de jogos que esteja a jogar no Windows, daí a ligação com a Xbox. No entanto, dentro de algumas limitações, esta pode ser utilizada com praticamente todas as aplicações que desejar, incluindo browsers de internet ou programas de edição de imagens, por exemplo, para explicar coisas simples.

O único entrave desta solução é que esta não grava o desktop ou o explorador de ficheiros do Windows, cancelando o vídeo quando os deteta. A ferramenta não regista ainda a mudança de aplicações, por exemplo, se mudar do Outlook para o browser quando faz Alt Tab, este mantém-se a gravar a primeira aplicação com que iniciou o registo. Para trabalhos mais elaborados, terá de usar outras soluções, como o Shadowplay da NVidia, caso o seu sistema tenha uma placa gráfica da marca.

Na barra, a caixa de captura tem quatro opções, como pode ver na imagem, sendo a primeira para gravar a imagem estática do ecrã, semelhante ao print screen. A segunda, que está desligada por defeito, aplica-se aos jogos, sendo capaz de gravar vídeo dos últimos 30 segundos automaticamente. A terceira opção é a de início de gravação em vídeo do ecrã e ao premir o botão passa a registar a navegação da aplicação que deseje. Caso não queira aceder a este menu para começar a gravar, pode usar as teclas de atalho (Tecla do Windows + Alt + R).

Por fim, pode optar por registar o vídeo com ou sem comentário, ligando ou não o microfone, no quarto botão. Este será útil para adicionar dicas em áudio do que está a gravar no momento, no caso de gravação de tutoriais, por exemplo.

Caso esteja a gravar a janela com elementos sonoros, pode afinar o volume do respetivo registo na área de áudio, desativando o som de fundo do sistema ou aumentando o microfone. Esta funcionalidade serve para destacar a voz sem ser abafada pelas músicas dos jogos, por exemplo.

O How To TeK é uma nova rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.

Origem
SapoTEK
Mostrar Mais

Artigos relacionados

Back to top button
Close