Negócios

Portugueses pretendem gastar mais de 350 euros na aquisição de grandes eletrodomésticos

Um dos principais focos dos portugueses para equipar ou reequipar a casa é a cozinha, de acordo com 44% dos inquiridos, seguindo-se a sala, com 33%, e só depois os quartos, com 14%.

Um estudo do Observador Cetelem apontou que 13% dos portugueses pretende reequipar a sua habitação, sendo que os grandes eletrodomésticos é a categoria onde os inquiridos mais tencionam gastar, apontando para um gasto médio de 357,65 euros.

Um dos principais focos dos portugueses para equipar ou reequipar a casa é a cozinha, de acordo com 44% dos inquiridos, seguindo-se a sala, com 33%, e só depois os quartos, com 14%. “Redecorar e remobilar estes mesmos espaços também está nos planos dos portugueses (3%): sala (52%), cozinha (30%) e quartos (27%)”, revela o estudo do Cetelem.

Referente às obras, que 2% dos inquiridos pretende fazer, a cozinha é a divisão que merece mais atenção por parte dos proprietários (55%), seguindo-se os quartos e a casa de banho, com 18%.

“Apesar do grande crescimento das compras online registado nos últimos meses, quando se trata de mobiliário ainda existe uma preferência pela compra em lojas físicas. No entanto, na compra de equipamentos, como pequenos/grandes eletrodomésticos e equipamentos de imagem e som, o online já é opção para cerca de 15% dos portugueses”, aponta o estudo.

Nas intenções de gastos, existem “sinais de retoma nas intenções de consumo dos pequenos eletrodomésticos, com mais dois pontos percentuais”, ainda que se verifique uma descida de um ponto percentual nos eletrodomésticos de imagem e som, de quatro pontos percentuais nas obras/remodelações e de cinco pontos percentuais nos móveis e decoração.

Apesar dos portugueses planearam gastar mais nos eletrodomésticos de grande porte, como frigoríficos e máquinas de lavar, também estão dispostos a pagar uma média de 74,86 euros por pequenos eletrodomésticos. Para a compra dos produtos, 90% admite preferir as lojas das grandes superfícies, enquanto o pequeno comércio ganha expressão quando se trata da aquisição de acessórios e decoração.

Origem
Jornal Economico
Mostrar Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo