Sociedade

Saiba como preparar e tratar os pés para o verão

Observador

Os chinelos estão quase aí. Saiba como preparar os pés para o verão

Ponha aqui o seu pezinho hidratado e reparado. Que é como quem diz, está na hora de tratar os calcanhares gretados e a pele rachada antes de tirar os chinelos e as sandálias do fundo do roupeiro.

As temperaturas andam a rondar os 20 graus. Já há quem arrisque uma T-shirt na hora de almoço. E o que é que vem a seguir? Aquele primeiro dia em que os nossos dedos dos pés veem a luz do sol. Pálidos e envergonhados. Facto (estranho mas real): muitas mulheres passam o verão inteiro de pés escondidos devido à pele seca, dura, unhas descoloradas, calos e calcanhares rachados. Coisas que se conseguem reverter com alguns gestos e produtos. Até porque depois de meses enfiados dentro de botas, meias e collants, os pés precisam mesmo de um dia de spa.

Em primeiro lugar, fique de molho

Não tem necessariamente de colocar os pés de molho, pode tratar deles durante o banho porque a pele vai estar mais mole. E terá que dar uso aos acessórios que certamente tem na casa de banho a servir de decoração: as limas e os esfoliantes. Há esfoliantes próprios para pés que, se usar todas as semanas no banho, vão deixar a pele sempre suave e os calcanhares lisos. Em casos mais graves — como calos e calosidades — experimente os aparelhos próprios que existem à venda nos hipermercados para esse efeito.

Se é daquelas pessoas que, durante o inverno, se esquece que os pés existem, terá de se lembrar deles agora. Na sola dos pés a pele é mais espessa e, por não ter glândulas sebáceas, desidrata com facilidade. Daí ficar dura e rachada. Depois de esfoliar e limar no banho, aplique um bom hidratante de pés. Se o fizer à noite, pode ainda beneficiar da famosa dica das meias: aplique uma boa camada de hidratante nos pés, calce umas meias e vá dormir. De manhã, vão estar macios como a pele de um bebé.

E no fim, a maquilhagem

Que é como quem diz, um verniz faz toda a diferença. Se tem as unhas amareladas e baças, provavelmente é daquelas mulheres que, no inverno, deixa o verniz nas unhas até escamar todo. Olhos que não veem, coração que não sente. Agora que quer voltar a ter unhas bonitas, antes de pintar dê uso às limas e aos acessórios que ajudam a polir a superfície das unhas. Se estiverem descoloradas, esfregue-as com um quarto de limão — os limões contêm agentes oxidantes que ajudam a iluminar as unhas. E quanto aos vernizes… o céu é o limite.

Na fotogaleria, reunimos alguns produtos que vão ajudar a preparar os seus pés para o primeiro dia “ao léu” e ajudar a mantê-los bonitos durante todo o verão. E não se esqueça: os pés também precisam de protetor solar.

Os chinelos estão quase aí. Saiba como preparar os pés para o verão

Origem
Observador
Mostrar Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo