Mundo

EUA e Coreia do Norte assinam documento, mas ainda não se sabe sobre o quê

Jornal i

Kim Jong-Un agradeceu ao presidente dos EUA por possibilitar a realização desta cimeira

O presidente dos EUA, Donald Trump, e o líder norte-coreano, Kim Jong-Un, assinaram esta terça-feira um “documento histórico”. Não se sabe, para já, o que consta no mesmo, mas Trump irá revelar o seu conteúdo ainda esta manhã.

“Este é um documento muito importante. Houve muito trabalho e boa vontade de ambos os lados. A nossa relação com a península coreana vai ser muito diferente daqui para a frente. Este encontro correu muito melhor do que estávamos à espera”, afirmou o presidente dos EUA durante esta breve conferência de imprensa, onde os dois líderes assinaram aquilo que descreveram como um “documento de compreensão”.

Kim Jong-Un aproveitou o momento para agradecer a Donald Trump a oportunidade de realizar esta cimeira: “Tivemos uma reunião histórica e decidimos deixar o passado para trás. O mundo vai testemunhar uma grande mudança. Agradeço ao presidente Trump por possibilitar a realização desta reunião”.

A seguir a esta conferência de imprensa, os dois líderes voltaram a subir ao palco para se despedirem à frente dos jornalistas. “[Kim Jong-Un] é um homem muito talentoso que adora o seu país. Vamos encontrar-nos várias vezes”, afirmou Donald Trump.

Recorde-se que decorreu esta madrugada, em Singapura, um encontro histórico entre os EUA e a Coreia do Norte. Os dois países vivem uma relação tensa há décadas –  os norte-americanos apoiaram a vizinha do Sul durante a Guerra das Coreias, uma postura que o Norte nunca perdoou e que usou para justificar o seu isolamento em relação ao Ocidente.

Um dos temas mais importantes que estiveram em cima da mesa foi a desnuclearização da península coreana. É de salientar que o regime de Kim Jong-Un tem insinuado várias vezes, ao longo dos últimos tempos, o seu poder nuclear, exibindo várias manobras e testes através dos meios de comunicação nacionais.

Origem
Jornal i
Mostrar Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo