Sociedade

5 erros que comete a reservar um voo – e que podem custar-lhe muito

Volta ao Mundo

Com o verão à porta – sim, ainda faltam dois meses, mas a verdade é que a maioria das pessoas já sonha com os dias quentes de sol -, muitos são aqueles que já estão a pensar nas férias. E isso significa encontrar viagens de avião ao melhor preço.

Hopper, uma app de viagens que prevê o melhor momento para comprar voos ao preço mais baixo, analisou recentemente 15 mil milhões de buscas diárias de voos para identificar os 10 erros de reserva mais comuns. De acordo com este novo estudo, é possível gastar entre 460 e 1500 euros em viagens internacionais, se cometer todos os erros na lista da Hopper. Assustador, certo?

A boa notícia é que isso provavelmente não vai acontecer. Mas cometer um destes erros ainda pode custar-lhe centenas de euros quando viaja. Aqui estão cinco dos erros mais caros que pode cometer quando reserva um voo, de acordo com Hopper:

1. Está a reservar os voos muito tarde
Um dos erros que podem sair mais caros é esperar até o último minuto para reservar uma viagem. Se possível, tente umfazê-lo com um a três meses de antecedência. 
De acordo com a Hopper, a oscilação de preços varia de destino para destino, bem como a antecedência necessária para fazer a compra. No entanto, há um facto bem evidente: quanto mais próximo da data, mais caro será.

2. Não está a ser flexível com datas
Planear uma viagem sem um destino concreto pode economizar uma grande quantia de dinheiro. Mas quando está decidido quanto ao lugar, também é possível economizar muito se for flexível com as datas de partida e regresso. De acordo com a Hopper, voar à sexta custa 20% a mais do que voar à terça-feira – que é, no geral, o dia mais barato para voar.

Felizmente, muitas ferramentas de procura de voos agora oferecem recursos que permitem comparar preços rapidamente e descobrir a altura mais barata para viajar. No Google Flights, por exemplo, tudo o que precisa de fazer é selecionar a opção «datas flexíveis», em vez de datas de partida e de regresso específicas.

 

3. Costuma comprar viagens por impulso
A menos que precise de voar imediatamente, é sempre uma boa ideia ter paciência quando se trata de reservar voos. De acordo com a Hopper, dois dos três preços dos bilhetes cairão a dado momento dentro das 24 horas seguintes à sua pesquisa ou compra original. Em média, economizará 14% esperando apenas um dia.

4. Está a reservar os voos demasiado cedo
Embora seja bom planear com antecedência, poderá estar a perder dinheiro se reservar os voos demasiado cedo. De acordo com a Hopper, os preços mais baixos das viagens começam a surgir cerca de cinco meses antes da partida.E, como as companhias aéreas definem os seus preços iniciais de maneira conservadora, poderá acabar pagando mais por um voo se reservar mais de seis meses antes da data de partida. Para economizar, certifique-se de configurar alertas de tarifas aéreas para as viagens que deseja fazer – assim, será notificado quando os preços caírem ou se houver previsão de um aumento.

5. Não está a verificar aeroportos alternativos
Se for viajar para uma grande cidade, verifique os preços oferecidos para todos os aeroportos disponíveis na área. A Hopper descobriu que quando há um aeroporto alternativo, poderá economizar uma média de 10%.

 

Origem
Volta ao Mundo
Mostrar Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo