Sociedade

Caminhar na praia: Queima 60% mais calorias e mais três benefícios

E que tal aproveitar os dias de calor para juntar lazer e diversão à prática de exercício físico - enquanto ainda se bronzeia?

A vista agradável e a brisa marítima podem ajudá-lo a exercitar-se, e a dizer não à preguiça ou às desculpas que conta a si próprio para não treinar.

Ficou curioso para saber quais são os benefícios de fazer uma caminhada na praia? Eis quatro vantagens para o bem estar do corpo e da mente, de acordo com a publicação norte-americana Medical Daily:

1. Recebe vitamina D

A vitamina D é fundamental para melhorar a absorção de cálcio e fortalecer os ossos. No entanto, 90% desta vitamina é adquirida pelo organismo através da exposição ao sol e apenas 10% são absorvidos por meio da alimentação. Então, imagine como uma caminhada de 20 minutos no início da manhã, preferencialmente antes das 10 horas, em que o sol se torna mais nocivo, pode fazer bem para o seu corpo.

Durante esse curto período de 20 minutos e nos horários indicados, os médicos recomendam não usar protetor solar para que a produção de nutrientes não seja impedida pela loção. Porém, pessoas de pele muito clara devem aplicar sempre proteção e reduzir o tempo e a frequência de exposição ao sol. Bonés e chapéus também podem ser boas opções. Ah, e não se esqueça de manter-se hidratado!

2. Queima mais calorias

Sabia que queima mais calorias ao praticar atividade física na areia? Investigadores afirmam que essa diferença chega a ser 60% maior do que em pisos duros, como nos passeios ou alcatrão. O motivo para isso é que ao pisar no chão macio, o pé afunda-se e obriga os músculos inferiores a realizarem um maior esforço para se movimentarem.

3. Melhora a coordenação motora

Como a superfície da areia é irregular, o corpo vai ser forçado a fazer constantes adaptações para se manter na posição correta. Isso gera mais equilíbrio, força, velocidade e flexibilidade, o que proporciona uma maior coordenação motora.

Porém, preste atenção na escolha dos ténis e evite os de sola pesada. Os flexíveis facilitam o contacto com a areia e aumentam o equilíbrio. Além disso, alguns médicos recomendam ir descalço quando se trata apenas de uma caminhada na praia.

4. Controla o stress

O exercício físico, de uma forma geral, aumenta os níveis de hormonas relacionadas ao bem-estar e permite um maior relaxamento da mente. Porém, entrar em contacto com a natureza por meio de uma caminhada na praia duplica a probabilidade de bem estar.

Estudos mostram que as pessoas que passam mais tempo ao ar livre e em contacto com a natureza, principalmente na praia, apresentam .menos chances de sofrer de condições associadas ou despoletadas pelo stress, como ansiedade e depressão.

Origem
Noticias minuto
Mostrar Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo