Sociedade

Dorme com o ar condicionado ligado? Saiba o que acontece

A exposição continuada ao ar frio pode gerar problemas.

O calor já chegou e, se é bom para ir à praia durante o dia, é difícil de tolerar na hora de dormir. Por isso, quem tem ar condicionado em casa tem um tesouro.

Mas, como quase tudo na vida, não há nada perfeito e os aparelhos podem ter consequências negativas se não forem usados corretamente.

“O ar condicionado por si só não é contra-indicado, desde que atenda às condições de saúde necessárias e à temperatura adequada”, explica à abc Manuel Serrano, chefe do Serviço de Medicina Interna do Hospital la Luz, em Espanha. Ainda assim, deve ter em consideração que o uso inadequado pode acabar por gerar problemas de saúde.

Robert Tellez, especialista em Medicina Geral, explica ao diário espanhol que, se o nível de exposição e a temperatura forem excedidos, o “ar” pode ter contra-indicações e causar certas doenças e desconfortos, como dor de cabeça e enxaqueca, olhos secos , desidratação, problemas respiratórios, pele seca e contraturas musculares.

Quem é mais afetado pelo ar condicionado?

Ambos os profissionais concordam que as pessoas com problemas respiratórios são as mais propensas: as asmáticas, as que sofrem de algum tipo de alergia ou têm DPOC (doença pulmonar obstrutiva crónica). Além disso, pessoas com problemas relacionados à dor óssea ou muscular também podem sofrer as consequências.

Para evitar todos esses possíveis efeitos negativos, é importante usar o ar condicionado corretamente. “A temperatura ideal para o ar-condicionado é de 24 ou 25 graus. Isso pode ser mantido durante horas”, diz o Dr. Manuel Serrano.

Origem
Noticias ao minuto
Mostrar Mais

Artigos relacionados

Back to top button
Close