Tecnologia

Cambridge Analytica terá tido acesso a dados de 63 mil utilizadores em Portugal

Jornal Noticias

A consultora britânica Cambridge Analytica pode ter acedido a dados de cerca de 63.080 utilizadores do Facebook em Portugal, de acordo com fonte oficial da rede social norte-americana.

Em dados partilhados pela empresa, o Facebook confirma que o número de utilizadores que descarregaram a aplicação que terá obtido os dados, a “thisisyourdigitallife”, em Portugal rondou os 15.

O número de utilizadores potencialmente afetados resulta de “metodologia expansiva” que inclui os que descarregaram a ‘app’ e respetivos ‘amigos’.

“Realizamos a nossa própria análise interna para determinar o número de pessoas potencialmente visadas. Utilizamos uma metodologia expansiva – esta é a nossa melhor estimativa do número de pessoas que instalaram a ‘app’, bem como dos seus amigos cujos dados podem ter sido acedidos.

Numa conferência telefónica com vários elementos dos ‘media’, o cofundador e atual presidente-executivo (CEO) da empresa que detém o Facebook, WhatsApp e Instagram, Mark Zuckerberg revelou que a sociedade de consultoria britânica Cambridge Analytica terá acedido aos dados de 87 milhões de utilizadores.

A rede social Facebook tem estado no centro de uma vasta polémica internacional com a empresa Cambridge Analytica, acusada de ter recuperado dados de milhões de utilizadores da rede social, sem o seu consentimento, para elaborar um programa informático destinado a influenciar o voto dos eleitores, favorecendo a campanha de Donald Trump.

Origem
JN
Mostrar Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo