Sociedade

Esta casa passiva custa apenas 9.000 euros e consome pouca energia

Localizada no meio da floresta, esta casa passiva respeita o meio ambiente e não paga faturas pelo uso de eletricidade.

As casas passivas estão a revolucionar o mundo da habitação. Com a crescente consciência que existe em torno de imóveis que respeitam o meio ambiente, os avanços nas tecnologias de construção sustentável são cada vez maiores. Trata-se de casas eficientes que reduzem o consumo de energia em 90% em relação a uma casa normal, aproveitando recursos naturais como a luz solar ou o calor do terreno.

casa1 Esta casa passiva custa apenas 9.000 euros e consome pouca energia
© Créditos: Snegiri Architects via http://snegiri.me/projects/gorka-dom Casas passivas

Esta em particular, é uma casa localizada no meio da floresta, que graças à sua estrutura consegue integrar-se totalmente no meio ambiente. Com um telhado forrado de relva e plantas, o imóvel mistura-se facilmente com a zona envolvente.

Graças a este “telhado com vida” é possível caminhar literalmente pelo topo da casa, e a camada de extensão orgânica atua como proteção térmica ajudando a manter uma temperatura estável no interior. Não altera ou destrói a paisagem natural, por isso tem impacto zero no meio ambiente. O projeto desta casa passiva foi desenhado pelo estúdio Snegiri Architects, com sede em São Petersburgo, na Rússia, e toda a energia utilizada pela casa é conseguida através de painéis solares e geotérmicos.

casa2-1024x607 Esta casa passiva custa apenas 9.000 euros e consome pouca energia
© Créditos: Snegiri Architects via http://snegiri.me/projects/gorka-dom Casas sustentáveis

Para otimizar ainda mais os recursos, as janelas e quartos do edifício são orientados para o sol de forma a obterem o máximo de calor possível. O sistema de ventilação utilizado é a recuperação do ar e o acondicionamento para os meses frios foi efetuado com uma fundação em chapa sueca, uma caixa em monólito com lã mineral e uma camada saturada de madeira de larício.

casa3 Esta casa passiva custa apenas 9.000 euros e consome pouca energia
© Créditos: Snegiri Architects via http://snegiri.me/projects/gorka-dom Casas ecológicas

Além da redução das emissões de CO2 e da poupança de energia, a construção desta casa passiva teve um custo três vezes inferior ao de uma casa tradicional e graças à utilização destas tecnologias não é necessário pagar faturas pelo uso de eletricidade.  

Origem
Idealista
Mostrar Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo