Sociedade

Esta é a melhor altura do dia para praticar exercício físico, diz estudo

Investigadores apuraram que o horário pode impactar nos benefícios metabólicos associados à prática de atividade física, principalmente em pessoas obesas e que sofrem de diabetes tipo 2.

Um novo estudo sugere que os treinos realizados à tarde levam a melhores resultados. 

A pesquisa holandesa, avança a CNN, que analisou homens em risco ou com diagnóstico de diabetes tipo 2, apurou que os voluntários que se exercitaram à tarde registavam benefícios metabólicos superiores, melhor desempenho nos exercícios e uma maior perda de massa gorda, comparativamente com os indivíduos que se exercitaram de manhã.

Por enquanto, os investigadores admitem que não sabem  exatamente o porquê do treino à tarde levar a melhores resultados, porém presumem que tal resulta de uma combinação de fatores, mais precisamente a fisiologia humana e o tempo biológico.

“O nosso corpo tem um relógio biológico e este regula muitos processos no corpo e esses processos têm um ritmo”, disse à CNN o líder do estudo, Patrick Schrauwen, professor na Universidade de Maastricht, na Holanda.

“Alguns deles são bem conhecidos, como a temperatura corporal e a pressão arterial”, contou o académico.

O relógio biológico dos seres humanos também afeta o metabolismo, sendo que o corpo queima gordura ou hidratos de carbono em momentos específicos.

De acordo com os investigadores, entre os participantes do estudo que eram obesos ou em risco de diabetes tipo 2, os processos de queima de gordura eram mais ativos à tarde.

Adicionalmente, o consumo de alimentos é outro elemento a ter em conta, na opinião de Shawn Arent, professor e chefe do departamento de ciência do exercício da Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos. 

“Esteve mais horas acordado durante o dia, ou seja teve a oportunidade de abastecer um pouco mais o sistema”, disse Arent. 

Temperaturas corporais mais elevadas à tarde também podem ajudar no desempenho muscular, como se se tratasse de um aquecimento diário orgânico. 

“Quando começa a perceber o quão forte esse relógio biológico pode ser, e então se faz coisas como ingerir alimentos na hora errada do dia, ou ficar inativo na hora errada do dia, ou ficar inativo nos momentos em que deve ser ativo, isso pode ter um grande impacto”, acrescentou Schrauwen.

Origem
Noticias ao minuto
Mostrar Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo