Sociedade

Melhores carrinhas desportivas: conheça 7 magníficas

Procura automóveis com potência, tecnologia avançada, excelentes performances e espaço? Conheça as melhores carrinhas desportivas à venda em Portugal.

Os carros desportivos sempre despertaram o interesse dos amantes de automóveis e os construtores acabaram por colocar performances e comportamento dinâmico também ao serviço das versões familiares. As melhores carrinhas desportivas sempre foram sinónimo de exclusividade, tendo-se tornado, não raras vezes, mais apetecíveis que as berlinas das quais derivam.

As carrinhas desportivas atuais contam com os mesmos atributos dos modelos de topo: suspensões evoluídas que permitem, por um lado, atacar estradas com curvas e contra curvas com extrema eficácia e, por outro lado, circular confortavelmente em cidade; motores extremamente potentes que atingem velocidades proibitivas em segundos mas que, ao mesmo tempo, conseguem ser bastante poupados quando se adota um estilo de condução mais calmo; habitáculos com materiais de topo, qualidade de construção assinalável e bagageiras com mais capacidade e versatilidade do que as dos modelos de quatro portas.

Estas são razões de sobra para nos “perdermos” por entre as 7 melhores carrinhas desportivas que aqui lhe trazemos. Difícil é escolher…

7 MELHORES CARRINHAS DESPORTIVAS: A NOSSA SELEÇÃO


1. AUDI RS4 AVANT

Falar das melhores carrinhas desportivas é falar da sigla RS, da Audi. A nova RS4 oferece um motor tecnologicamente evoluído, com um V6 de 2,9 litros capaz de debitar 450 cavalos de potência. A carrinha desportiva da marca dos anéis oferece 600 Nm de binário e, como é tradição nos modelos mais desportivos da Audi, tração integral quatro.

Com velocidade máxima limitada aos 250 km/h, os engenheiros da marca podem desativar esta opção com o pack RS Dynamic e permitir atingir 280 km/h. Equipada com caixa automática de sete velocidades, a Audi RS4 efetua o arranque dos 0 aos 100 km/ em 4,1 segundos.

GuardarPrintCarPoster.com8E-KonomistaCarros

2. AUDI RS6 AVANT

A carrinha mais desportiva de Ingolstadt tem 560 cavalos de potência e 700 Nm de binário. A Audi RS6 Avant faz uso do motor 4.0 TFSI, caixa Tiptronic de 8 velocidades e tração integral para acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,9 segundos, um verdadeiro “tempo canhão” para uma carrinha com mais de 2.000 kg. Contudo, contado ao cronómetro, este não é o melhor tempo entre as melhores carrinhas desportivas que aqui temos…

GuardarInstagram205E-KonomistaCarros

3. BMW 550D XDRIVE

Entre a gama atual da BMW, a carrinha mais desportiva da marca bávara é um Diesel com… 4 turbos! A BMW 550d xDrive é o modelo a gasóleo com motor de 3 litros mais potente do mundo e tem 400 cavalos. A carrinha desportiva da BMW alcança 760 Nm de binário, o que ajuda a completar o arranque dos 0 aos 100 km/h em 4,4 segundos.

Como já é habitual entre os automóveis desportivos “politicamente corretos”, a velocidade máxima está limitada aos 250 km/h. A BMW tem caixa Steptronic de 8 velocidades e tração integral que privilegia o eixo traseiro de forma a manter-se mais aproximada do ADN da marca.

Guardaryahoo.com95E-KonomistaCarros

4. JAGUAR XF SPORTBRAKE

À semelhança da BMW, também a Jaguar conta com um modelo Diesel entre as suas carrinhas mais desportivas. A Jaguar XF S está disponível com motor 3.0 V6, com potência de 300 cavalos e excelente binário de 700 Nm. A carrinha da marca britânica demora 6,6 segundos a sair dos 0 aos 100 km/h e atinge 250 km/h de velocidade máxima.

Conta com uma transmissão automática de 8 velocidades e, fazendo jus aos modelos desportivos, tem tração traseira. Mantendo a mesma potência e performances semelhantes, a Jaguar Sportbrake oferece também motorização a gasolina. Um motor 2.0 que também apresenta 300 cavalos embora, pelo facto de ser a gasolina, tenha menos binário, contando “apenas” com 400 Nm. A Jaguar XF S a gasolina faz 6 segundos dos 0 aos 100 km/ e atinge também 250 km/h de velocidade de ponta.

Guardarbesthqwallpapers.com8E-KonomistaCarros

5. MERCEDES AMG C

Uma das carrinhas mais desportivas da Mercedes-Benz vem, obviamente, de Affalterbach. A AMG é a divisão responsável pelos modelos mais dinâmicos e performantes da marca da estrela. A Classe C AMG mais acessível é a C 43, com motor biturbo V6, de 3 litros de capacidade e a debitar 390 cavalos.

Tem tração integral 4MATIC e caixa de 9 velocidades, neste caso a Speedshift TCT. Completa o arranque dos 0 aos 100 km/h em 4,8 segundos.

A carrinha Classe C oferece outra versão, mais “apimentada” que a anterior e uma das melhores carrinhas desportivas disponíveis no nosso mercado. O motor da C63 AMG é um 4.0 V8 biturbo, que debita 476 cavalos de potência e 650 Nm de binário. A transmissão de toda esta força é feita por intermédio da tração permanente às quatro rodas e caixa de 9 velocidades AMG Speedshift MCT.

Alcança os 100 km/h em 4,2 segundos. Com preparação dos engenheiros da AMG, a sonoridade do motor é absolutamente fantástica! Também está disponível na variante S, com 510 cavalos e 700 Nm. Neste caso, a carrinha mais desportiva da Classe C completa o exercício até aos 100 km/h em 4,1 segundos.

Guardarde Uploaded by user620E-KonomistaCarros

6. MERCEDES AMG E

A luxuosa e performante carrinha Classe E da AMG é, sem dúvida, uma das melhores carrinhas desportivas. A versão de entrada é a E53 AMG mas, apesar da designação, esta carrinha está longe de se referir a um motor de 5 litros, embora em tempos o tenha feito. Nos dias de hoje, este número é apenas uma designação, não espelhando a real capacidade da motorização.

Mas isso não impede que a esta Classe E AMG apresente valores menos dignos da sigla. Está equipada com motor de seis cilindros, com 3 litros de capacidade, auxiliado com duplo turbocompressor e um compressor elétrico EQ Boost. A tração integral AMG Performance 4Matic+ é uma das características desta super carrinha, bem como a caixa TCT de nove velocidades. Com 435 cavalos e 520 Nm, atinge os 100 km/h em 4,5 segundos.

A carrinha preparada pela AMG conta com outras variantes: E63 e E63 S. Aqui o motor junta mais dois cilindros que a versão anterior. Assim, na E63 temos um V8 com 571 cavalos e 750 Nm, capaz de fazer este modelo familiar arrancar até aos 100 km/h em 3,6 segundos.

Para quem estes valores não forem suficientes, a AMG disponibiliza outra opção mais performante, com 612 cavalos e extraordinário binário de 850 Nm. O arranque dos 0 aos 100 km/h é efetuado em 3,5 segundos e a velocidade máxima é limitada a 250 km/h. Esta sim é a mais rápida entre estas 7 melhores carrinhas desportivas.

A velocidade máxima nas carrinhas AMG está limitada aos 250 km/h, com opção de se estender aos 270 km/h com pack específico.

Guardarautozeitung.de13E-KonomistaCarros

7. PORSCHE PANAMERA SPORT TURISMO

A Sport Turismo foge um pouco do conceito tradicional de carrinha, mas ao construtor de Zuffenhausen permite-se qualquer exercício de estilo. Casa típica de automóveis desportivos, a carrinha da Porsche não podia deixar os créditos por mãos alheias.

A Sport Turismo tem um V8 4.0, a debitar 550 cavalos, com 770 Nm de binário. Com tração integral e caixa automática de 8 velocidades, à Porsche Panamera Sport Turismo bastam 3,8 segundos para o ponteiro tocar nos 100 km/h desde o arranque, diminuindo em 0,2 segundos se estiver equipada com pack Sport Chrono.

Entre as melhores carrinhas desportivas, esta é a única que anuncia oficialmente os 300 km/h (mais precisamente, 304 km/h) no que respeita a velocidade máxima.

Origem
EKONOMISTA
Mostrar Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo