Sociedade

Quantas vezes por hora tocamos na cara? Saiba como parar

Quase metade dos toques no rosto envolve a boca, nariz ou olhos.

Uma das medidas de proteção contra o novo coronavírus passa por evitar tocar no rosto. De facto, este hábito comum pode ser bastante prejudicial. Num estudo de 2008, dez indivíduos foram observados sozinhos num ambiente de escritório durante três horas. Os investigadores descobriram que estes tocaram no rosto uma média de 16 vezes por hora.

Outro estudo de 2015 observou 26 estudantes de medicina de uma universidade da Austrália. Estes tocaram no rosto 23 vezes por hora. Quase metade dos toques no rosto envolve a boca, nariz ou olhos, que são os caminhos mais fáceis para vírus e bactérias entrarem no nosso corpo.

Lavar as mãos é fundamental para evitar o contágio, mas esta prática não significa que não deva deixar de tocar no rosto. 

Assim, Zachary Sikora, psicólogo clínica no Hospital Northwestern Medicine Huntley, Illinois, partilhou com o healthline algumas dicas para evitar tocar no rosto durante a pandemia. 

“Esteja atento à intenção de manter as mãos afastadas do rosto. Apenas uma breve pausa pode ajudar a ter mais consciência do que está a fazer com as mãos”, disse. A acrescentar, o psicólogo aconselha a colocar lembretes como post-it em casa ou no escritório.

“Mantenha as mãos ocupadas. Se estiver em casa a ver televisão, aproveite para dobrar a roupa ou agarrar alguma coisa nas mãos ”, explicou Sikora.

O profissional recomendou ainda o uso de um desinfetante ou sabonete para as mãos perfumado. O cheiro chamará a sua atenção para a localização das suas mãos. 

Origem
Noticias ao minuto
Mostrar Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo