Mundo

Décimo rapaz retirado do interior da gruta na Tailândia

Jornal Noticias

As equipas de socorro já resgataram mais um rapaz do interior da gruta em Chiang Rai, na Tailândia. São dez os jovens que saíram da gruta, permanecendo ainda dois rapazes e o treinador.

A CNN e a Reuters confirmam que já foram retirados da gruta, no norte da Tailândia, dez rapazes.

Autoridades esperam resgatar todos os jovens da gruta esta terça-feira

“Prevemos retirar os quatro rapazes e o seu treinador”, disse Narongsak Osottanakorn esta segunda-feira.

Um médico e três mergulhadores dos comandos da marinha tailandesa, que ficaram junto do grupo, desde que foi encontrado no início da semana passada, vão também sair esta terça-feira, acrescentou.

“Esperamos que as condições se mantenham favoráveis”, afirmou. As chuvas fortes que se fazem sentir no local podem atrapalhar as operações.

A terceira operação de resgate teve início pelas 10.08 horas (4.08 horas em Portugal continental) e envolve 19 mergulhadores.

Nos últimos dois dias, oito das crianças presas há duas semanas, na gruta de Tham Luang, em Chiang Rai, no norte da Tailândia, foram resgatadas com sucesso.

Todos os rapazes, que têm entre os 11 e os 16 anos, foram submetidos a exames radiológicos e sanguíneos. As amostras de sangue foram enviadas para Banquecoque, devendo os resultados serem conhecidos nos próximos dias.

As crianças foram ainda vacinadas contra o tétano e a raiva e vistos por um oftalmologista, que descartou quaisquer danos eventualmente causados pela privação de luz. Todos eles usam agora óculos de sol devido a terem passado muitos dias na escuridão, no interior da gruta.

As refeições deles, por agora, incluem apenas papas, pão e chocolate.

Os rapazes resgatados têm permanecido longe de televisões para não afetar a sua saúde mental.

Os quatro primeiros rapazes retirados no domingo já tiveram um primeiro contacto com as famílias, através de uma janela de vidro.

O tempo que permanecerão no hospital será de, pelo menos, sete dias, o que implicará que não conseguirão assistir à final do Mundial, na Rússia, no dia 15, conforme tinham sido convidados pelo presidente da FIFA.

A tecnologia que Elon Musk tinha oferecido para ajudar no resgate foi rejeitada pelo chefe da operação, uma vez que não é prática.

Origem
JN
Mostrar Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo