Nacional

Governo quer dar ajuda alimentar em cartão às famílias mais pobres

O Governo manifestou interesse em adotar um sistema de cartões eletrónicos recarregáveis para atribuir ajuda alimentar aos beneficiários do Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas, de acordo com o Público. Ao cartão será atribuído um valor que depois poderá ser gasto em bens de primeira necessidade.

“Ao cartão será atribuído um plafond, com periodicidade e regularidade de carregamento”, explicou a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, em declarações ao mesmo jornal. “Portugal tem procurado junto da Comissão Europeia esclarecer todos os detalhes para implementar este modelo de forma compatível com a segurança exigida pelas regras comunitárias”, acrescentou.

Notícias ao Minuto questionou o Ministério do Trabalho sobre quando é que este mecanismo poderá estar operacional, mas não obteve uma resposta.

De acordo com o mesmo jornal, o atual formato dos cabazes de alimentos não vai desaparecer. O mecanismo de cartões pretende ser uma alternativa mais ágil, sendo possibilitada por uma alteração ao regulamento do Fundo Europeu de Auxílio às Pessoas Mais Carenciadas, que financia o programa.

Leia Também: Fatura da eletricidade. Apoio do Governo ‘chega’ a partir de hoje

Origem
noticias ao minuto
Mostrar Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo