Nacional

Feira do Livro de Lisboa. Um guia de como irá funcionar a segunda maior edição de sempre – adaptada à pandemia

A Feira do Livro de Lisboa é tradição. A 90ª edição arranca esta quinta-feira, 27 de agosto, e termina a 13 de setembro. A circulação no recinto, as sessões de autógrafos e mesmo o folhear um livro – são tudo preocupações da organização e dos visitantes. Este ano há atividades ao ar livre, mais espaço para circular, dispensadores de álcool gel e a máscara é obrigatória. A Hora H mantém-se.

Serão 18 dias de livros no Parque Eduardo VII, em Lisboa. A 90º edição da Feira do Livro de Lisboa (FLL) é em ano de pandemia, mas a celebração faz-se com “a maior oferta editorial de sempre”.

O evento conta com 310 pavilhões, 117 participantes e estão representadas 638 marcas editoriais — a segunda maior edição da história da Feira do Livro de Lisboa.

A FLL foi adiada devido à pandemia da Covid-19 e realiza-se, excecionalmente, em agosto, estendendo-se até setembro. Para garantir a segurança dos visitantes e de todos os que trabalham para fazer a Feira acontecer, o formato foi adaptado.

Note que de 2.ª a 5.ª feira, o horário da FLL é das 12h30 às 22h00, 6ª feira encerra à meia-noite. No fim de semana a abertura é às 11h00, sendo que ao sábado encerra à meia-noite e ao domingo fecha às 22h00.

Circular no recinto da Feira

Uma feira “mais ‘arejada’, com alamedas mais amplas” para que seja mais fácil circular – é como João Alvim, Presidente da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), que coorganiza a FLL, descreve o recinto.

João Alvim, diz que a FLL é “exigente todos os anos”, mas que a organização desta edição foi um “desafio acrescido” para que os visitantes se sintam seguros.

A APEL, em conjunto com a Câmara Municipal de Lisboa, aumentou os espaços de circulação para assegurar o distanciamento social entre as pessoas. Como? Foram dispensadas “infraestruturas consideradas não essenciais” e apostou-se em atividades ao ar livre.

Para chegar à FLL, se vier de metro, a saída é Marquês de Pombal para entrar do lado sul do recinto. Se quiser começar do topo da Feira, a saída de metro que pode ser mais conveniente é a Parque. Prefere autocarro? As carreiras 702, 712, 727, 744, 746 e 748 param todas por perto.

Se vem de carro, tem de seguir em direção ao Marquês de Pombal. Ao optar por ir de bicicleta, fique a saber que terá um parque extra para as estacionar.

Uma vez na Feira, como são as entradas e saídas da FLL? Estão delimitadas zonas para entrar e sair e é feito um controlo de acessos ao recinto. Nas entradas e um pouco por todo o recinto, por exemplo, nos pavilhões dos expositores, há dispensadores de álcool gel. Não se esqueça da máscara individual, já que é obrigatório o seu uso de máscara em todo o recinto – tanto por expositores, como da parte dos visitantes.

Para quem tem mobilidade reduzida, há cadeiras de rodas, cedidas pela Santa Casa da Misericórdia, no pavilhão de informações sul da APEL.

lQuQ9viQA6pIfy37faEYGny7AQ= Feira do Livro de Lisboa. Um guia de como irá funcionar a segunda maior edição de sempre – adaptada à pandemia
Origem
Sapo24
Mostrar Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo