Mundo

Vacina de Oxford para a covid-19 dá imunidade “robusta” a pessoas com mais idade

A vacina experimental para a covid-19 que está a ser desenvolvida pela Universidade de Oxford e pela farmacêutica AstraZeneca produziu uma resposta imunitária robusta em pessoas mais velhas, o grupo de maior vulnerabilidade.

De acordo com os resultados preliminares publicados esta segunda-feira pelo jornal “Financial Times”, que deverão ser publicados em breve numa revista científica, a vacina experimental da Universidade de Oxford estimulou a produção de anticorpos e de linfócitos T “em pessoas com mais idade”, limitando a evolução da doença com gravidade.

A informação sobre a “resposta imunitária robusta” em pessoas mais velhas, confirmada por duas fontes próximas da investigação, está em linha com a análise divulgada em julho, na revista “The Lancet”, que dava conta da segurança da vacina, que gerava “respostas imunológicas robustas” em pessoas com idade entre os 18 e os 55 anos.

Os ensaios clínicos da vacina experimental da universidade britânica – que surge à frente na corrida – tiveram de ser suspensos em setembro, depois de um voluntário ter tido uma reação adversa grave, tendo sido retomados alguns dias depois.

Origem
DN.pt
Mostrar Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo