Nacional

Luto nacional. “O Arnaut é uma lição de vida”

Jornal i

O país está de luto com a morte de António Arnaut. O fundador do PS e “pai” do Serviço Nacional de Saúde partiu aos 82 anos

António Arnaut foi batizado como o pai do Serviço Nacional de Saúde e foi por ele que lutou até ao fim da vida. Manuel Alegre, um dos amigos de sempre, conta que há poucos dias falou com o fundador do PS: “Manel, temos de defender o Serviço Nacional de Saúde.” Manuel Alegre não escondeu a tristeza por ver partir o socialista “mais genuíno” que conheceu. “O Arnaut é uma lição de vida. Para ele, o socialismo e a liberdade não eram conceitos, eram uma forma de vida. De coerência e de vida”, diz ao i o histórico do PS. Para Alegre, a melhor homenagem que se pode fazer a António Arnaut “é cumprir o último apelo dele, que foi salvar o SNS”.

António Arnaut morreu aos 82 anos em Coimbra. Foi decretado um dia de luto nacional e o Partido Socialista decidiu que a bandeira do partido deverá ser colocada a meia haste em todas as sedes. O PS lamentou a perda de “uma verdadeira e incontornável referência ética e política de todos os socialistas portugueses”.

Foram muitos os socialistas a homenagear Arnaut. O secretário-geral do PS, António Costa, realçou que “todos o recordaremos justamente como o pai do Serviço Nacional de Saúde”. Carlos César, presidente do PS, considerou que com “o desaparecimento de António Arnaut, nosso presidente honorário, sobretudo nosso presidente afetivo, desaparece uma parte muito significativa da nossa memória”.

Leia mais na edição impressa do i desta terça-feira. 

Origem
Jornal i
Mostrar Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo