Nacional

Marcelo chegou ao Cairo para visita de Estado de três dias

Jornal Noticias

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, chegou, esta quarta-feira, ao Cairo para uma visita de Estado de três dias ao Egito, que inclui um encontro com o seu homólogo, al-Sisi.

O avião presidencial, um Falcon da Força Aérea Portuguesa, aterrou no aeroporto do Cairo cerca das 19.30 horas (18.30 em Portugal continental).

Marcelo Rebelo de Sousa foi recebido no aeroporto pelo ministro egípcio das Antiguidades, Khaled al-Anani

A avenida junto ao terminal presidencial, onde chegou Marcelo Rebelo de Sousa, está decorada com bandeiras dos dois países e é grande o dispositivo de segurança em torno da comitiva portuguesa.

O último Presidente da República a visitar o Egito foi, em 1994, Mário Soares, 11 anos depois de António Ramalho Eanes, em 1983.

A agenda presidencial estará repartida entre encontros oficiais, as oportunidades de negócio e a economia e a cultura.

O programa oficial só começará na quinta-feira de manhã, com o encontro entre os presidentes dos dois países.

Na comitiva presidencial estão representantes da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) e uma dezena de empresários portugueses.

Na sexta-feira, Marcelo Rebelo de Sousa cumpre uma agenda cultural, visita as pirâmides, o novo museu egípcio e tem encontros com o líder religioso sunita de Al Azhar, Sheikh Ahmed Mohamed el-Tayeb, e com o papa Tawadros II, da Igreja Copta Ortodoxa.

Mostrar Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo