Nacional

Afinal, quais são os horários nos próximos dois fins de semana?

A regra, explicou António Costa, é "às 13h, tudo fechado".

O primeiro-ministro, António Costa, criticou, na quinta-feira, o foco nas exceções e sublinhou que a “regra é às 13h, tudo fechado”, respondendo assim aos pedidos de várias associações e empresas para que o Governo clarificasse esta ideia

Olhando para os concelhos de risco – que agora são 191 – existe a proibição de circulação na via pública entre as 23h e as 5h nos dias de semana e aos fins de semana a partir das 13h

Por este motivo, a resolução do Conselho de Ministros determina que, durante o fim-de-semana, a “abertura do comércio será a partir das 8h e o encerramento às 13h“. 

Relativamente aos centros comerciais, as lojas dos mesmos também devem fechar a esta hora. 

Em conferência de imprensa após o Conselho de Ministros, António Costa explicou que fora da obrigatoriedade de encerramento entre as 13h00 e as 08h00 nos próximos dois fins de semana estão algumas “pequenas lojas” até 200 metros quadrados com porta aberta para a via pública, o que significa que “não são lojas que estão dentro dos centros comerciais”.

E os restaurantes? Relativamente à restauração, o Governo manteve a medida. Todos os estabelecimentos devem encerrar às 13h00, sendo que a partir dessa hora só podem funcionar através de entrega ao domicílio.

Quais são as exceções ao “tudo fechado”? 

A resolução do Conselho de Ministros, saliente-se, prevê algumas exceções, o que significa que há estabelecimentos que podem continuar abertos depois das 13h00, “em certos casos restritos”. São os seguintes: 

  • Farmácias;
  • Clínicas e consultórios;
  • Estabelecimentos de venda de bens alimentares até 200 m2 com porta para a rua;
  • Bombas de gasolina.

Aberturas só depois das 8h00

O Governo decidiu ainda que o comércio só pode abrir a partir das 8h00, acabando assim com possíveis mal-entendidos sobre o assunto e pouco depois de ter terminado a polémica relacionada com a abertura antecipada dos supermercados. 

No final da tarde de quinta-feira, antes da conferência de imprensa de António Costa, a Jerónimo Martins voltou atrás e vai manter os horários habituais nas suas lojas Pingo Doce no fim de semana, depois da controvérsia sobre a antecipação da abertura para as 6h30.ACOMPANHE AQUI O 

Origem
Noticias ao minuto
Mostrar Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo