Mundo

Detidos três suspeitos de prepararem ataque na Alemanha

Três iraquianos suspeitos de prepararem um ataque terrorista com explosivos foram detidos, esta quarta-feira de manhã, na Alemanha.

Os três homens, dois de 23 anos e um de 36 anos, estavam a planear, sem ainda ter um alvo específico, um ataque com explosivos ou, em alternativa, com uma arma automática ou um automóvel, anunciou em comunicado o Ministério Público Federal alemão.

Os suspeitos foram presos por forças especiais da Polícia Federal no distrito de Dithmarse (Schleswig-Holstein), referiu o comunicado.

Os três homens chegaram à Alemanha no outono de 2015

Dois dos detidos teriam planeado, no final de 2018, realizar um ataque com explosivos. Os suspeitos teriam recolhido pólvora de fogos de artifício do Ano Novo e fizeram investigações na Internet sobre fabricação de bombas.

Um deles também teria encomendado um engenho incendiário num contacto estabelecido no Reino Unido.

Os serviços britânicos alertaram a Alemanha, que os colocou sob vigilância em dezembro.

Suspeitos ainda não haviam decidido sobre o alvo a atacar

Depois de testar os explosivos, os suspeitos teriam decidido ainda arranjar armas de fogo, as quais o terceiro homem deveria procurar. No entanto, o preço das armas automáticas fez com que desistissem da compra.

Os três homens também tinham, de acordo com a Procuradoria, a intenção de realizar um ataque com um automóvel em andamento.

Os seus apartamentos, assim como os dos seus familiares, localizados em vários locais do país, foram revistados esta manhã.

De acordo com os investigadores, os três homens chegaram à Alemanha no outono de 2015. Um deles, de acordo com a revista “Der Spiegel”, disse que queria atacar os “descrentes”, mas não as crianças.

Os suspeitos ainda não haviam decidido sobre o alvo a atacar, de acordo com os investigadores.

As investigações devem inclusive determinar se fazem parte de uma organização terrorista.

A Alemanha foi atingida em dezembro de 2016 por um ataque terrorista com um camião num mercado de Natal em Berlim que resultou em 12 mortos.

Origem
JN
Mostrar Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo