Nacional

Quanto vai receber quando se reformar?

TSF

A Segurança Social Direta vai ter a partir desta quarta-feira um simulador online que permite calcular o valor da pensão.

O utilizador do site da Segurança Social precisa apenas colocar as suas credenciais para aceder à página e a partir daí entra no mundo das estimativas que chegam ao ponto de indicar o dia em que o trabalhador pode ir para a reforma.

O site apresenta duas opções de simulação: Uma “automática” e outra “à medida”.

A simulação é realizada com as regras em vigor à data do cálculo e com os dados existentes no sistema informático da Segurança Social; por isso, são excluídos à partida, na simulação “automática”, os descontos para a Caixa Geral de Aposentações (CGA) dos Funcionários do Estado e o tempo do Serviço Militar Obrigatório (SMO),também não está na opção “automática” do simulador das pensões de reforma.

Estas ausências de dados podem ser ultrapassadas quando se opta pelo cálculo “à medida”, mas para isso é preciso estar munido das datas de “incorporação” e da “passagem à disponibilidade”.

O sistema está padronizado para uma inflação de 0,5% e uma valorização do vencimentos de 0.5% ao ano.

É preciso ter em atenção que os valores apresentados são brutos, pelo que é necessário calcular à parte os descontos para o IRS.

Tanto na opção “automática” como “à medida” o beneficiário pode escolher a data em que se quer reformar para perceber se sofre alguma bonificação ou penalização.

image Quanto vai receber quando se reformar?
Foto: tsf

Por exemplo, no caso de um trabalhador a descontar desde 1979 e tendo cerca de 16 mil euros de salários em 2017 iria ser penalizado em 165 euros por mês se escolhesse ir para a reforma aos 65 anos de idade e 40 anos de carreira contributiva; se em vez disso o trabalhador optar por ficar a trabalhar até ao 67 anos de idade fica a saber que tem uma bonificação de 105 euros na estimativa do cálculo da reforma.

 

Este simulador é apresentado esta terça-feira ao primeiro-ministro nas cerimónias do Dia Nacional da Segurança Social e o ministro Vieira da Silva ja fez um vídeo a explicar como funciona o simulador.
Origem
TSF
Mostrar Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo