Nacional

Tribunais gastam 20 milhões de euros por ano em papel

Publico

Pelo menos 20 milhões de euros são gastos anualmente nos tribunais portugueses com a impressão e tramitação de processos judiciais em suporte físico. As contas são do Jornal de Notícias (JN) e publicadas na edição desta segunda-feira. De acordo com o jornal, da factura de 20 milhões de euros (com custos distribuídos entre papel, tinteiros, impressoras e custos postais) a maior fatia das despesas corresponde aos custos com envios postais: são pelo menos 18 milhões de euros gastos em correios.

O JN quis saber quanto se gastou nos tribunais de primeira instância e superiores, durante os últimos três anos, em impressoras, tinteiros, papel e envios postais. Com os dados de todos os tribunais de primeira instância e de oito tribunais superiores na mão, o JN estimou que os gastos anuais com papel são de 20 milhões de euros. Desse valor, cerca de 90% corresponde a despesas com correios.

A nova política global do Ministério dá prioridade às preocupações ambientais e facilidade de acesso à informação por parte dos cidadãos, através do desenvolvimento e utilização de ferramentas digitais.

Com esta portaria, o Ministério da Justiça pretende diminuir ou mesmo eliminar a “necessidade de manipular papéis, incluindo imprimir, digitalizar e expedir por correio”, cita o JN. “No caso concreto dos custos com a expedição postal, estima-se nesta legislatura uma diminuição de 30%” dos custos, disse Catarina Madeira, porta-voz da Ministra da Justiça ao JN. São cerca de cinco a seis milhões de euros poupados só com a mudança no meio de notificação dos advogados dos processos penais em fase de julgamento e de injunção e administradores judiciais em processo de falência.

A mudança permitirá a libertação de mão-de-obra ocupada com a preparação do correio dos tribunais, “o equivalente a libertar cerca de 200 pessoas/ ano, que podem ocupar-se de matérias mais relevantes”, avança o Ministério da Justiça, em resposta ao JN.

Manuel Soares, presidente da Associação Sindical dos Juízes Portugueses, critica a portaria por ameaçar a independência dos juízes. “O processo é a enxada do juiz e quando for um presidente a dizer ao juiz qual é a forma da sua enxada estamos a condicionar a forma como o juiz exerce a sua função jurisdicional”, disse o presidente do sindicato.

António Ventinhas, presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, afirma, por seu turno, que “há um discurso da modernidade, em que o papel é uma coisa antiquada e a desmaterialização é só redução de custos, mas isso não é verdade”. “Provavelmente fica mais barato desmaterializar, mas temos de fazer as contas”, diz o presidente do sindicato, lembrando que com “a informática são rios de dinheiro” que se gastam.

Já Azevedo Mendes, presidente da Relação de Coimbra, afirma o seu empenho no projecto de implementação do Citius e salienta os ganhos de eficiência em recursos humanos, mas está “absolutamente convencido” que “em 15 ou 20 anos estaremos de regresso ao papel”, disse ao JN.

Origem
Publico
Mostrar Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo