Sociedade

Este guia é para os homens que têm medo da beleza

Estudos dizem que 75% dos homens portugueses já usa produtos de beleza mas são os mais novos a preocupar-se com a pele. Preparámos um guia simples para uma rotina diária anti-idade sem medos.

Ainda têm os homens portugueses medo da beleza? Ou cuidar da pele e do cabelo já não é uma preocupação exclusiva das mulheres? A verdade é que muitos homens preferem produtos práticos e convenientes – podem dizer olá aos produtos de banho que são champô e gel de banho ao mesmo tempo. Mais prático que isto não há – e no seu dia a dia não fazem ideia para que servem os produtos de pele e como é que é suposto utilizá-los. Não admira que muitos ainda os deixem a ganhar pó na casa de banho.

Mas há boas notícias: um estudo realizado pela L’Oréal Portugal concluiu que 75% dos homens portugueses já usa produtos de beleza e 89% tem mesmo um papel ativo na escolha e na compra dos produtos que utiliza. E o que é que os homens fazem para melhorar a sua aparência? 72% valoriza a alimentação saudável, 30% ir ao ginásio, 22% usar perfumes e 17% cremes. Há mais números interessantes: o perfil de homens que utiliza produtos de beleza (tratamento de rosto, de corpo, de cabelo, styling, produtos para a barba, coloração e maquilhagem) é mais jovem com menos de 44 anos, enquanto o perfil dos utilizadores de produtos de higiene (champô, desodorizante, gel de duche, produtos para fazer a barba e perfume) é mais velho e com mais de 45 anos.

Mais novos ou mais velhos, todos os homens têm de perder o medo dos produtos de beleza. Como escreve o site de beleza StyleCaster, “desde tenra idade, os homens são condicionados a serem vistos como masculinos, robustos e fortes. Colocar esforço na sua aparência era bom, mas importar-se muito com isso era ridicularizado, muitas vezes por outros homens, e visto como uma ameaça à sua masculinidade”.

David Beckham é um exemplo desta mudança na forma como os homens estão a começar a olhar para a beleza. Este ano o jogador lançou a sua linha de beleza – House 99 – para “dar aos homens a inspiração e os produtos certos para experimentarem e sentirem-se confiantes ao fazê-lo”, explicou. E o jogador diz que, para ele, os cuidados de beleza não são apenas sobre a forma como cada homem se mostra mas sim como se sente. Os produtos House 99 já estão à venda em Portugal também.

picture_photo_9f5b8b Este guia é para os homens que têm medo da beleza

O jogador numa das suas imagens de apresentação da marca. Fotografia de House 99

Assim, mesmo que os homens não tenham preocupações de beleza por motivos de vaidade, devem ter, pelo menos, por motivos de saúde. Eis porquê:

Todos os homens precisam de um hidratante

Todos, mesmo. Porque não são só as mulheres que envelhecem. Assim, não é preciso ter uma rotina muito complicada todas as manhãs. Basta um protetor solar e um bom hidratante e já estão prontos para o que der e vier e, claro, estão retardar os sinais de envelhecimento, a proteger a pele dos raios UV e a alimentá-la com vitaminas e nutrientes que criam uma barreira que protege a pele das toxinas do dia a dia (como o fumo ou a poluição).

Limpar e exfoliar não é só para as mulheres

Para muitos homens, exfoliar a pele pode ser demasiado feminino. Mas é um passo que vai fazer toda a diferença na pele: vai desobstruir os poros, eliminar as células mortas, minimizar a aparência de linhas e, quando a exfoliação é feita antes de barbear, evita os pelos encravados. Como fazer? É muito simples: deve-se limpar a pele à noite para eliminar todos os resíduos de poluição, suor e impurezas. O exfoliante pode ser usado duas ou três vezes por semana em vez do produto de limpeza habitual. Adam Elis, um ilustrador e autor com mais de um milhão de seguidores, diz que recebe tantas questões sobre os seus cuidados que criou um destaque no seu Instagram para mostrar aos outros homens a sua rotina de pele.

Barbear não tem de ser a parte mais temida da manhã

Um creme de barbear pode mudar completamente a forma como a pele fica depois de barbeada. Um bom creme vai ajudar a que a lâmina deslize de forma mais suave e evitar que a pele fica irritada e com vermelhidão durante horas.

mens-face-mask-applied Este guia é para os homens que têm medo da beleza

Os homens que querem cuidados mais profundos podem ainda apostar em máscaras, cremes de olhos e tónicos. Imagem de Pinterest

Já está preocupado com a idade?

É para isso que existem os cremes de noite anti-idade e os séruns. E também esta parte é simples: basta escolher um produto que vá de encontro ao que pretende, aplicar antes de ir para a cama e depois é dormir sobre o assunto. De manhã, a pele vai estar mais descansada, saudável, jovem e fresca.

E para os que não têm medo de ir mais longe…

O céu é o limite! Que é como quem diz, há muitas mais coisas que pode conhecer. Se já nota a área ao redor dos olhos cansada e com pés de galinha, pode adotar um creme de olhos à sua rotina como um gel energizante ou um creme anti-rugas. Se os poros são a sua preocupação, os tónicos contêm ingredientes de limpeza que ajudam a minimizar a sua aparência. Basta colocar num disco de algodão e aplicar na pele depois de a limpar à noite. E se tem a pele desidratada, baça ou irritada, pode aplicar uma máscara uma vez por semana. Só tem de escolher as máscaras que melhor respondem àquilo que a sua pele precisa.

Não sabe o que comprar? É aqui que nós podemos ajudar. Na fotogaleria, reunimos alguns produtos úteis para os homens que querem cuidar mais de si mas nem sabem por onde começar.

Origem
Observador
Mostrar Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo