Negócios

Portugal revalida “título” de melhor destino europeu nos “óscares” do Turismo

Jornal Noticias

Portugal voltou, pelo segundo ano consecutivo, a ser escolhido como o melhor destino turístico europeu nos World Travel Awards, tidos como os “óscares” do turismo mundial, enquanto Lisboa foi eleita a Melhor Cidade Destino da Europa.

Na Gala Europa, que decorreu em Atenas e na qual Portugal arrecadou 36 prémios, o país revalidou o “título” conquistado em 2017, impondo-se aos restantes nomeados: Áustria, Inglaterra, França, Alemanha, Grécia, Irlanda, Itália, Noruega, Espanha, Suécia, Suíça e Turquia.

Presente na cerimónia desta noite, a Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, considerou que “receber o “óscar” de Melhor Destino Europeu pelo segundo ano consecutivo é algo que enche de orgulho e prova que Portugal continua no topo das preferências dos turistas internacionais”.

“Estes resultados mostram que a nossa estratégia está claramente a dar frutos e que o mundo olha para Portugal como um exemplo, e também nos motivam para continuarmos o trabalho de qualificação da oferta e dos destinos, alargando o turismo a todo o território e ao longo de todo o ano, tornando-o cada vez mais sustentável”, acrescentou a governante, citada em comunicado.

A longa lista de “óscares” para Portugal inclui ainda o Melhor Destino Citadino da Europa para Lisboa, que, pelo terceiro ano consecutivo, conseguiu o galardão como Melhor Porto de Cruzeiros.

Na competição das cidades, Lisboa ficou à frente das votações de Amesterdão, Barcelona, Londres, Paris, Roma e Veneza, um feito inédito já destacado pelo diretor-geral da Associação Turismo de Lisboa, Vítor Costa.

“A conquista de Melhor Cidade Destino da Europa é histórica para Lisboa, pois já recebemos inúmeros prémios, mas este ainda não tinha sido conquistado. O facto de estarmos a estabelecer os níveis de qualidade a que outras cidades devem aspirar, deixa-nos muito orgulhosos do trabalho que tem sido feito ao longo dos anos”, acrescentou o dirigente, citado em comunicado.

Em 2017, a capital portuguesa recebeu um total de 521 mil passageiros de cruzeiros, segundo o Turismo de Lisboa, que acrescentou que a “expectativa é que esse número possa aumentar este ano, sobretudo o de passageiros que começam ou acabam o cruzeiro na capital portuguesa”.

No final do ano passado, Lisboa tinha sido distinguida nos “óscares” como Melhor Destino Mundial para City Break.

A longa lista de distinções conquistadas, a nível europeu, este sábado por Portugal inclui ainda o melhor destino insular, através da Madeira, e melhor organismo de turismo europeu, pelo Turismo de Portugal.

Os Passadiços do Paiva conquistaram os “óscares” em termos de melhores destinos europeus de aventura e projeto de desenvolvimento, tendo a TAP sigo distinguida pelas ligações à África e América do Sul, assim como a sua revista de bordo Up, enquanto 11 hotéis ultrapassaram os seus concorrentes europeus em diversas categorias.

A Grande Gala final destes “óscares” decorrerá a 01 de dezembro, em Lisboa. Para o próximo ano será a Madeira a receber a gala das distinções a nível europeu.

Os World Travel Awards surgiram em 1993 para “reconhecer, premiar e celebrar a excelência entre os setores da indústria do turimo”, define a própria organização na sua página de Internet.

Origem
JN
Mostrar Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo