Sociedade

Maior avião do mundo descola no verão

Exame Informatica

O Sratolaunch tem uma envergadura superior ao comprimento de um campo de futebol

Paul Allen já tinha conseguido ficar na história como um dos mentores da Microsoft, mas no verão poderá juntar ao currículo o feito de ter contribuído para a descolagem do maior avião de todos os tempos. A nova máquina voadora, que dá pelo nome de Stratolaunch, tem uma envergadura de asas de 117 metros. O que pode superar as medidas convencionadas para um campo de futebol.

O projeto voltou aos títulos dos jornais devido a duas datas: no verão, tudo leva a crer que este avião recordista faça o voo inaugural. Em 2020, deverá seguir-se a estreia comercial – mas não será o transporte de pessoas a principal característica do Stratolaunch.

Este avião recordista foi desenhado para superar os 10 quilómetros de altitude e servir de “base voadora” para o lançamento de foguetes, que, por sua vez, tratarão de levar para outras altitudes sondas, satélites, cápsulas, ou outros veículos espaciais.

Segundo rezam as mais recentes crónicas, o Stratolaunch está preparado para transportar três foguetes Pegasus, fabricados pela Orbital ATK, para poder enviar para o Espaço dispositivos com mais de 440 quilos. As medidas XXL fazem com que este avião tenha uma ficha técnica com algumas curiosidades: com um peso de quase 590 toneladas à descolagem, o Stratolaunch conta com 28 rodas no trem de aterragem e seis motores 747, da Boeing.

O novo avião, que foi desenvolvido para tirar partido do promissor segmento dos satélites de pequenas dimensões não é o único a ocupar o quotidiano da companhia de Paul Allen: Black Ice é o nome de outro projeto no segmento dos aviões espaciais que, eventualmente, poderão transportar pessoas para o Espaço.

Origem
Exame Informatica
Mostrar Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo