Sociedade

Se Kate e William tiverem um rapaz, será feita história no Reino Unido

Jornal Noticias

Kate Middleton está prestes a dar à luz e, dependendo do sexo do bebé, o Reino Unido e a princesa Charlotte poderão estar perto de escrever uma nova página na história da Casa Real britânica.

É que, caso nasça um menino, a filha mais nova dos duques de Cambridge vai manter intacta a posição na linha de sucessão ao trono, um caso inédito no Reino Unido.

Até 2011, a lei determinava que o herdeiro ao trono só seria uma mulher caso não houvesse nenhum homem disponível na linhagem. Nesse ano, na reunião da Commonwealth, na Austrália, a nova legislação foi aprovada por unanimidade, e aplaudida pelo então primeiro-ministro britânico, David Cameron. “A ideia de que um filho mais novo deveria ser rei antes da irmã mais velha, só porque ele é um homem, vai contra o país moderno em que nos tornámos”, referiu.

A nova lei de sucessão no Reino Unido veio ao encontro do que já se passa noutros países europeus, como a Suécia, a Noruega, a Holanda e a Bélgica. No entanto, em Espanha e no Mónaco a lei continua a impedir que uma mulher se torne rainha caso tenha algum irmão do sexo masculino.

Kate Middleton e o príncipe William são pais de dois filhos: George, de quatro anos, e Charlotte, de dois.

Durante o mês de abril deverá nascer o terceiro filho (ou filha) do casal e o mundo ficará a saber se, pela primeira vez em 300 anos, a história mudará no Reino Unido.

Origem
JN
Mostrar Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo