Mundo

Arábia Saudita acaba com segregação de mulheres e homens em restaurantes

A Arábia Saudita acabou com a exigência de entradas separadas em restaurantes e cafés para homens e mulheres e com a separação entre sexos à mesa.

De acordo com a AFP, esses estabelecimentos tinham, até agora, duas entradas, uma para homens solteiros e outra para mulheres com as suas famílias.

O ministério de Municipalidades e Assuntos Rurais anunciou neste domingo no Twitter a eliminação de várias obrigações para os restaurantes, entre elas a de ter “uma entrada para os solteiros e outra entrada para as famílias”.

Até agora, as sauditas estavam ainda proibidas de usufruir das áreas frequentadas por clientes masculinos, sendo encaminhadas para zonas reservadas a famílias.

Sob o impulso do príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, a Arábia Saudita entrou num amplo programa de reformas que inclui uma flexibilização das proibições que afetam as mulheres.

Recentemente as mulheres sauditas foram autorizadas a viajar para o estrangeiro sem autorização prévia Mas a mais emblemática das reformas foi a que permitiu às mulheres conduzir uma viatura a partir de junho de 2018.

As mulheres também foram autorizadas recentemente a assistir a encontros de futebol e a aceder a empregos até então estritamente reservados a homens.

Se estas medidas têm transformado a vida de numerosas sauditas, por outro lado, têm sido consideradas insuficientes por vários críticos, que sublinham que o sistema de tutoria, devido ao qual os homens têm praticamente todos os poderes sobre os seus familiares do sexo feminino, ainda está longe de ser abolido.

Origem
Sapo24
Mostrar Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo