Nacional

Verão começa hoje mas vem acompanhado de chuva e trovoada

Jornal i

Solstício de verão ocorre às 11h07 desta quinta-feira

Não parece, mas o verão começa já hoje, no entanto vem acompanhado de chuva – por vezes forte -, trovoada e granizo. As temperaturas vão manter-se elevadas, podendo mesmo chegar aos 30 graus Celsius em várias regiões, disse à Lusa fonte do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O solstício de verão ocorre hoje pelas 11h07, marcando assim o início da estação no hemisfério norte, e o verão vai prolongar-se por 93,66 dias – até ao próximo Equinócio, a 23 de setembro de 2018, indica o Observatório Astronómico de Lisboa.

A meteorologista avançou também à Lusa que há vários distritos de Portugal sob aviso amarelo devido à precipitação. “Por causa desta situação, o IPMA colocou sob aviso amarelo dez distritos de Portugal continental – Aveiro, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Lisboa, Santarém, Portalegre, Setúbal, Évora e Beja – até às 10:00. Contudo ao longo do dia de hoje poderá haver novos avisos”.

Além da chuva forte, o IPMA prevê ainda para o dia de hoje vento forte nas terras altas e uma descida da temperatura máxima, com exceção do Algarve. “Amanhã [sexta-feira] ainda haverá alguma instabilidade, em especial nas regiões do Norte e Centro e em especial no interior destas regiões que ainda com alguns aguaceiros que pontualmente poderão ser fortes e de granizo”, referiu a mesma fonte.

Relativamente ao tempo no fim de semana, o IPMA prevê que ainda existam algumas “condições de instabilidade”, como aguaceiros e condições favoráveis à ocorrência de trovoadas, mas ainda assim “serão menos frequentes e mais dispersos”.

No início da próxima semana deve haver uma melhoria significativa do tempo.

Origem
Jornal i
Mostrar Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo