Política

Reembolsos de viagens: deputado do BE renuncia

Diario Noticias

Paulino Ascenção sai do Parlamento depois do caso das deslocações pagas em duplicado. PSD prometeu acabar com duplicação

O deputado do BE Paulino Ascenção renunciou ao mandato, anunciou o próprio em comunicado. O bloquista eleito pelo círculo da Madeira, nesta legislatura, era um dos deputados das ilhas que pedia reembolso das suas viagens à ilha, ao abrigo do subsídio social de mobilidade, apesar de receber uma compensação fixa paga pelo Parlamento para essas mesmas deslocações, como revelou o Expresso na sua edição de sábado.

Paulino Ascenção reconheceu, numa nota enviada à comunicação social, que “esta foi uma prática incorreta” e que, por isso, apresenta o seu “pedido de desculpa”.

Segundo o deputado demissionário, “o exercício do mandato parlamentar tem de ser pautado pelo mais absoluto rigor e por inabaláveis princípios éticos”, pelo que decidiu, “em coerência, renunciar ao mandato de deputado na Assembleia da República”. E acrescentou: “Decidi igualmente proceder à devolução da totalidade do valor do subsídio de mobilidade. Não sendo possível a sua devolução ao Estado português, este será entregue a instituições sociais da região da Madeira.”

De acordo com o Expresso, pelo menos sete deputados confirmaram que pedem esse reembolso. Cinco deles são do PS, incluindo o líder parlamentar socialista, Carlos César, um é do PSD e o outro é o bloquista Paulino Ascenção. Uma deputada social-democrata, Rubina Berardo, disse ao jornal que não o faz “por opção pessoal”. Já outros quatro parlamentares do PSD recusaram-se responder se também pedem ou não esse reembolso.

O líder parlamentar do PSD prometeu, em declarações ao DN, eliminar a eventual duplicação de pagamentos. Fernando Negrão disse que, “a confirmar-se o caso, é suficientemente grave para justificar uma análise rápida no sentido de terminar com a duplicação de pagamentos que possa existir”.

Já o líder parlamentar do PS, Carlos César, justificou numa declaração escrita que pela sua parte cumpre e “sempre” cumprirá “a legislação e regulamentação em vigor”. Sem nunca justificar diretamente o reembolso do subsídio social de mobilidade, Carlos César defendeu que “os deputados, tendo em consideração a natureza ocupacional das suas funções, viajam em regra com tarifas flexíveis e com bagagem de porão, sendo que, muitas vezes, o valor, se não fossem residentes, seria superior à referida média dos 500 euros”.

Com a liberalização do espaço aéreo, desde 2015 que o subsídio social de mobilidade permite aos cidadãos das regiões autónomas pedirem o reembolso das viagens entre as ilhas e o continente, desde que apresentem um comprovativo dessa viagem nos CTT (para os Açores, o reembolso é acima dos 134 euros, sem teto máximo; para a Madeira, acima dos 90 euros, até um máximo de 400). Já a compensação fixa do Parlamento é de 500 euros por semana para cada deputado das ilhas mais 36 cêntimos por quilómetro, independentemente de os deputados realizarem ou não essas viagens.

Origem
DN
Mostrar Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo